00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
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Tipo: Tese
Título: Adoecimento docente na rede pública estadual de ensino em Alagoas
Título(s) alternativo(s): Teacher illness in the public education network in Alagoas
Autor(es): Ferreira, Geisa Carla Gonçalves
Primeiro Orientador: Diógenes, Elione Maria Nogueira
metadata.dc.contributor.referee1: Santos, Inalda Maria dos
metadata.dc.contributor.referee2: Alves, Maria Dolores Fortes
metadata.dc.contributor.referee3: Silva, Veleida Anahi da
metadata.dc.contributor.referee4: Santos, Almira Alves dos
Resumo: O propósito desta tese foi o de investigar as causas do adoecimento docente da rede pública estadual de ensino de Alagoas, ou seja, compreender como o adoecimento desses sujeitos tem ocorrido, com vistas a responder à seguinte questão: quais as doenças que o ser docente adquire no exercício de seu trabalho diário, de modo a torná-lo desencantado com a profissão? A pesquisa contou com a participação das Gerências Regionais de Educação (GERES), que têm como objetivo a organização da rede de educação estadual na esfera dos municípios, conforme a regulação estabelecida entre a União e o Estado. Alagoas totaliza 13 (treze) GERES vinculadas à Secretaria Estadual de Educação (SEDUC). Adotamos como metodologia a análise de conteúdo que possibilita a interpretação dos dados, como proposta por Bardin (2004) para tratamento das fontes, em que se aplicou a pesquisa on-line por meio do google forms com os docentes das circunscrições supramencionadas (13 GERES). O referencial teórico discute as principais ideias dos estudiosos que definem a linha de pensamento sobre a temática da formação e do trabalho docente, destacando-se Arroyo (2017), Antunes (2009), Tardif (2014), Oliveira (2007a), Oliveira (2007b), Paro (2018), Marx (2010), Nóvoa (1995, 2000), Neves (2005), entre outros. Como aporte documental, analisamos os dados estatísticos da Subchefia de Qualidade de Vida e Atenção à Saúde do Servidor (SUVPE 2020). Os resultados desta investigação permitiram traçar um quadro das principais motivações para o adoecimento docente, ao conhecer as condições objetivas para a profissionalidade do ser docente a partir da ótica dos participantes. Os dados coletados evidenciaram que os sujeitos docentes descrevem principalmente a incapacidade do estado de Alagoas em prover políticas públicas que contribuam para uma qualidade que beneficie o sujeito em sua ambiência laboral, revelando a presença de uma concepção de trabalho docente alinhada à não promoção de estratégias saudáveis para o exercício de uma atividade laboral complexa e de alta densidade teórico e prática, em face disso destaca-se a perspectiva crítica aparente nas falas dos sujeitos. A tese explicitou um importante itinerário sobre a concepção de trabalho, formação e prática profissional que embasa o ideário sobre a docência no campo pesquisado. Verificou-se, segundo os sujeitos voluntários, a contradição entre o que fundamenta a percepção orgânica não somente advinda do referencial teórico, como também pelos sujeitos acerca da docência com a realidade hodierna que não tem oportunizado esperança a este exercício profissional para os sujeitos já em atividade, assim como para os que pretendem ingressar na docência. Desvelou-se, ainda, que os sujeitos com amplo trabalho tendem a vivenciar na vida prática uma jornada que não traz elementos positivos sobre uma das mais fundamentais relações da vida social – a mediação do saber científico.
Abstract: The research investigates the working conditions of teachers of the state public school system of Alagoas in the process of analysis on how the illness of these subjects has occurred, to answer the following question: identify the diseases that the teacher acquires in the exercise of their work. daily work so as to make you disenchanted with the profession? In this sense, we investigated the Regional Education Management (GERES) - totaling 13 (thirteen), only 2 (two) have not contributed to the research until this stage - the State Department of Education (SEDUC). The methodology adopted is the descriptive study with the qualitative approach, whose investigative instrument consists in the application of on-line questionnaires through google forms with the teachers of the above mentioned circumscriptions. The interpretation of the data is based on the content analysis proposed by Bardin. The theoretical framework discusses the main ideas of the scholars that define the line of thought on the theme of the formation and the teaching work, Arroyo (2017), Antunes (2009), Tardif (2014), Oliveira (2007), Paro (2018), Marx (2010), Nóvoa (2000), Neves (2005), among others. As a documentar contribution, we analyzed the statistical data of the Subchefia of Quality of Life and Health Care of the Server (SUVPE). The results of this investigation allowed us to draw a picture of the main motivations for triggering the issue of teaching sickness knowing the conditions offered to the professionalism of this being a teacher from the perspective of the participants. The data collected showed that the teaching subjects mainly describe the inability of the state of Alagoas to provide public policies that contribute to a quality that benefits the subject in his work environment, revealing the presence of a teaching work concept aligned with the non-promotion of healthy strategies. For the exercise of a complex work activity and high theoretical and practical density, in view of this, the critical perspective apparent in the speeches of the subjects stands out. The research still under development has so far explained an important itinerary on the conception of work, training and professional practice that underlies the idea of teaching in the field researched in this thesis. According to the volunteer and sine qua non subjects for this study, it was verified the contradiction between what underlies the organic perception not only coming from the theoretical framework, but also by the subjects about teaching with today's reality that has not given hope. to this professional exercise for the already active subjects, as well as for those who intend to enter the teaching. It was revealed that the subjects with extended work tend to experience a journey in practical life that does not bring positive elements about one of the most fundamental relationships of social life - the mediation of scientific knowledge.
Palavras-chave: Trabalho docente
Formação docente
Adoecimento
SEDUC - Alagoas
Teaching work
Alagoas
Sickness
SEDUC
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: FERREIRA, Geisa Carla Gonçalves. Adoecimento docente na rede pública estadual de ensino em Alagoas. 2021. 150 f. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Centro de Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8223
Data do documento: 30-nov-2021
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