00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IEFE - INSTITUTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IEFE Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - EDUCAÇÃO FÍSICA - IEFE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8183
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Caetano, Antonio Filipe Pereira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4984280715339645pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Maria Elizabete de Andrade-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1426180247076967pt_BR
dc.contributor.referee2Ferreira, José Samuel-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9339301534032362pt_BR
dc.creatorSantos, Beatryz Correia-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4122943446401903pt_BR
dc.date.accessioned2021-12-07T05:33:43Z-
dc.date.available2021-12-06-
dc.date.available2021-12-07T05:33:43Z-
dc.date.issued2020-09-03-
dc.identifier.citationSANTOS, Beatryz Correia. O nível de aptidão física em relação à saúde dos alunos do 9º ano de uma escola municipal de Maceió. 2021. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) – Instituto de Educação Física e Esporte, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8183-
dc.description.abstractAiming at a specialized physical fitness in health, mainly in public school students, it is understood as practical practices in Physical Education classes, it is not allowed to access them that are classified in a level considered case submitted to the tests of Body Mass Index (BMI), Flexibility, Abdominal Resistance and Aerobic Air Resistance by Projeto Esporte Brasil (PROESP-BR). Therefore, we list as guiding questions of the research: how the presence of specific activities / directed to contributions to a student's performance in relation to health? Based on this problem, the present study aimed to identify the responses in the levels of physical fitness correlated to the health of students in the 9th grade of elementary school in a public school in the city of Maceió / Alagoas, for an intervention program in actions. of the Pedagogical Residence in Physical Education. The study was based on a quantitative approach that, according to Fonseca (2002), aims and considers that reality can only be understood based on analysis of raw data, collected with the help of standardized and neutral methods. A sample consisted of 9th grade students from the municipal network of Maceió, aged between 14 and 16 years old, of both sexes, registered by the participants and test participants to qualify the research. Not all tests performed obtained positive results after the period of application of the targeted activities, being found with lower scores in the abdominal and cardiorespiratory resistance tests and higher scores in the BMI, RCE and flexibility tests.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Educação Físicapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.relationUFAL - Universidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAptidão física em jovenspt_BR
dc.subjectEducação física (Ensino fundamental)pt_BR
dc.subjectSaúdept_BR
dc.subjectPROESP-BRpt_BR
dc.subjectHealthpt_BR
dc.subjectPhysical fitnesspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApt_BR
dc.titleO nível de aptidão física em relação à saúde dos alunos do 9° ano de uma escola municipal de Maceiópt_BR
dc.title.alternativeThe level of physical fitness in relation to the health of students in the 9th year of a municipal school in Maceiópt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoVisando a aptidão física relacionada à saúde, principalmente nos alunos de rede pública, entende-se que as experiências práticas obtidas nas aulas de Educação Física não se tornam suficientes para que os mesmos estejam classificados em um nível considerável caso se submetam aos testes de Índice de Massa Corporal (IMC), Relação Cintura/Estatura (RCE), Flexibilidade, Resistência Abdominal e Resistência Aeróbica ofertados pelo Projeto Esporte Brasil (PROESP-BR). Diante disso, elencamos enquanto questão norteadora da pesquisa: como a presença de atividades específicas/direcionadas contribui para a performance do aluno em relação à saúde? Com base neste problema, o presente estudo teve como o objetivo identificar as respostas nos níveis de aptidão física correlacionados à saúde de escolares do 9º ano do Ensino Fundamental de uma Escola Pública da Cidade de Maceió/Alagoas submetidos à um programa de intervenção desenvolvido pelas ações da Residência Pedagógica em Educação Física. O estudo foi baseado em uma abordagem quantitativa e sua amostra foi composta por 12 escolares do 9° ano da rede municipal de Maceió, com idades entre 15 e 17 anos, de ambos os sexos, sendo seis meninos e seis meninas, previamente autorizados pelos responsáveis a participar dos testes ao qual a pesquisa se baseia. Nem todos os testes realizados obtiveram resultados positivos após o período de aplicação de atividades direcionadas, sendo encontrados com menores scores os testes de resistência abdominal e cardiorrespiratória e maiores scores os testes de IMC, RCE e flexibilidade.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - EDUCAÇÃO FÍSICA - IEFE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O nível de aptidão física em relação à saúde dos alunos do 9º ano de uma escola municipal de Maceió.pdf686.09 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.