00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IQB - Instituto de Química e Biotecnologia Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IQB
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8158
Tipo: Dissertação
Título: Educação empreendedora: uma abordagem para o ensino de química
Título(s) alternativo(s): Entrepreneurial education: an approach to the teaching of chemistry
Autor(es): Soares, Ivy Santos
Primeiro Orientador: Porto, Ricardo Silva
metadata.dc.contributor.referee1: Tonholo, Josealdo
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Monique Gabriella Angelo da
Resumo: A Educação Empreendedora apresenta-se como mais um instrumento a contribuir significativamente para a relação ensino/aprendizagem. Dessa forma, o presente trabalho procurar utilizar as características e habilidades desenvolvidas pelo empreendedor como um aporte para o ensino de Química. Realizada em uma escola particular do município de Estância, interior do sul de Sergipe, com a participação de 32 alunos de uma turma do 1º do ensino médio. Com o objetivo de propor uma sequência didática que possibilitasse a integração entre Química e Empreendedorismo embasados pelos preceitos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) foram desenvolvidas nove etapas, entre elas podemos citar rodas de debates, palestras técnicas, construção de mapas conceituais, confecção de um produto empreendedor, visita técnica e criação de planos de negócios. A sequência didática proporcionou aos alunos um maior entendimento a respeito dos conceitos envolvidos na Química, quando tratados de forma empreendedora. Essa observação foi feita através de um Estudo de Caso com uso de forma descritiva do método qualitativo, buscando perceber características do empreendedorismo social com enfoque no comportamento dos alunos. Os resultados apresentados a partir das respostas e movimentações dos alunos aos desafios apresentados foram discutidos e analisados com base na pedagogia empreendedora. Conclui-se que os alunos se envolveram de forma significativa, atuando de forma criativa e com proatividade em busca de montar um produto inovador e que agregue valor para a sua comunidade, assumindo em várias situações o esperado protagonismo no processo de aprendizagem se apropriando do ensino de Química para empreender.
Abstract: Entrepreneurial Education presents itself as another instrument to contribute significantly to the teaching / learning relationship. Thus, the present work seeks to use the characteristics and skills developed by the entrepreneur as a contribution to the teaching of Chemistry. Held in a private school in the municipality of Estância, in the interior of southern Sergipe, with the participation of 32 students from a class in the 1st high school. In order to propose a didactic sequence that would make possible the integration between Chemistry and Entrepreneurship based on the precepts of the National Common Curricular Base (BNCC), nine stages were developed, among which we can mention rounds of debates, technical lectures, construction of conceptual maps, making of an entrepreneurial product, technical visit and creation of business plans. The didactic sequence provided students with a greater understanding of the concepts involved in Chemistry, when treated in an entrepreneurial way. This observation was made through a Case Study using descriptively the qualitative method, seeking to understand characteristics of social entrepreneurship with a focus on student behavior. The results presented from the students' responses and movements to the challenges presented were discussed and analyzed based on entrepreneurial pedagogy. It is concluded that the students were significantly involved, acting creatively and proactively in search of assembling an innovative product that adds value to their community, assuming in several situations the expected protagonism in the learning process, appropriating teaching of Chemistry to undertake.
Palavras-chave: Empreendedorismo social
Pedagogia empreendedora
Ensino de química
Química - Ensino aprendizagem
Protagonismo
Protagonism
Chemistry teaching
Entrepreneurial educatioon
BNCC
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Rede Nacional de Química- PROFQUI
Citação: SOARES, Ivy Santos. Educação empreendedora: uma abordagem para o ensino de química. 2021. 97 f. Dissertação (Mestrado em Química) - Instituto de Química e Biotecnologia, Programa de Pós Graduação em Mestrado Profissional em Rede Nacional de Química, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8158
Data do documento: 19-dez-2019
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IQB

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Educacao empreendedora - uma abordagem para o ensino de quimica.pdf3.78 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.