00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8153
Tipo: Dissertação
Título: Aprendizagem matemática baseada em história em quadrinhos (HQs) no ensino médio
Título(s) alternativo(s): Aprendizaje de matemáticas basado en cómics (cómics) en la escuela secundaria
Autor(es): Silva, Cássia Vanesa de Sousa
Primeiro Orientador: Santos, Givaldo Oliveira dos
metadata.dc.contributor.referee1: Limeira, Ana Cristina Santos
metadata.dc.contributor.referee2: Cesana, Andressa
metadata.dc.contributor.referee3: Guerra, Ediel Azevedo
Resumo: As histórias em quadrinhos são consideradas um recurso muito usado em sala de aula, sendo na maioria das vezes, utilizadas com a finalidade de contribuir para a leitura de textos que se utilizam de elementos verbais e não-verbais. Diante disso este trabalho, apresenta contribuições de um recurso didático no processo de aprendizagem de alunos do ensino médio, numa perspectiva interdisciplinar. O objetivo geral foi investigar as contribuições das Histórias em Quadrinhos, no processo de aprendizagem, em aulas de matemática do ensino médio, fazendo uso de recursos tecnológicos num ambiente híbrido (HORN E STAKER, 2015), mediado por metodologia ativa (FILATRO, 2018). A pesquisa foi de cunho qualitativo (KNECHTEL, 2014), baseada na Engenharia Didática (ARTIGUE, 1996) e tem como objeto de investigação a abordagem das HQs como ferramenta didática no ensino desse componente curricular. Os sujeitos da pesquisa foram alunos da primeira e segunda séries do Ensino Médio de uma escola da rede pública estadual. Para a obtenção dos dados, optou-se por um questionário impresso que se organizou em duas fases: um pré-teste e um pós-teste, aplicado antes e após a realização de uma sequência didática. Essa sequência foi estruturada na elaboração de uma HQ, através de uma plataforma on-line, e sua criação foi baseada no conteúdo matemático estudado, sendo associado a outra disciplina curricular. Em suma, os resultados principais do trabalho realizado concentram-se em três pontos que foram abordados em três categorias: (a) O uso de metodologias de forma interdisciplinar, como chave motivadora para redimensionar o processo da aprendizagem, tanto do professor quanto do estudante no ensino da matemática, no sentido etimológico mesmo de fazer novo dimensionamento das TDIC, (b) A experiência trouxe mecanismo para vivenciar o Ensino Híbrido por Metodologias Ativas, ressaltando reflexões entre o tradicional e o contemporâneo, (c)Valorização de um ambiente interacionista dentro ou fora de um ambiente pedagógico potencializando a forma de aprender e (d) Os desafios à ação docente frente as provocações do uso de HQs no ensino da matemática.
Abstract: In this study, we intended to know about the contribution of comics (comics) as a didactic resource in the learning process of high school students, from an interdisciplinary perspective. The research is qualitative in nature (KNECHTEL, 2014), based on Didactic Engineering (ARTIGUE 1996) and has as object of investigation the approach of THE as a didactic tool in the teaching of this curricular component. Therefore, the general objective was to investigate the contributions of comics in the teaching and learning process in high school mathematics classes, making use of technological resources in a hybrid environment (HORN And STAKER, 2015), mediated In this study, we intended to know about the contribution of comics (comics) as a didactic resource in the learning process of high school students, from an interdisciplinary perspective. The research is qualitative in nature (KNECHTEL, 2014), based on Didactic Engineering (ARTIGUE 1996) and has as object of investigation the approach of the as a didactic tool in the teaching of this curricular component. Therefore, the general objective was to investigate the contributions of comics in the teaching and learning process in high school mathematics classes, making use of technological resources in a hybrid environment (HORN And STAKER, 2015), mediated by active methodology (FILATRO, 2018). The research subjects were 80 (eighty) students from the first and second grade of high school from a public school in the state of Rio Largo-AL. To obtain the data, we opted for a printed questionnaire that was organized in two phases: a pretest and a post-test, applied before and after the performance of a didactic sequence. This sequence was structured in the elaboration of a comic, through an online platform, and its creation was based on the mathematical content studied, being associated with another curricular discipline. In a sense, the main results of the work carried out focus on three points that were addressed in three categories: (a) The use of methodologies in an interdisciplinary way, as a motivating key to resize the learnin process, both of the teacher and the student in the teaching of mathematics, in the etymological sense even of making new dimensioning of the TDIC, (b) Experience brought mechanism to experience hybrid teaching by Active Methodologies , highlighting reflections between the traditional and the contemporary, (c) Valorization of an interactionist environment within or outside a pedagogical environment enhancing the way of learning and (d) The challenges to the teaching action in the face of the provocations of the use of COMIC skills in the teaching of mathematics.
Palavras-chave: História em Quadrinhos (HQs)
Aprendizagem
Matemática - Ensino Médio
Ensino Híbrido
Metodologia Ativa
Comics
Learning
Math
Active Methodology
Hybrid teaching
Recursos didáticos
Metodologias ativas de ensino
Sequências didáticas
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática
Citação: SILVA, Cássia Vanesa de Sousa. Aprendizagem matemática baseada em história em quadrinhos (HQs) no ensino médio. 2021. 133 f. Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2020. Inclui Produto Educacional.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8153
Data do documento: 25-set-2020
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Aprendizagem matemática baseada em história em quadrinhos (HQs) no ensino médio.pdf10.69 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.