06 CAMPUS SERTÃO 01 - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8150
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Costa, Adriana Deodato-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1255535640681913pt_BR
dc.contributor.referee1Barbalho, José Ivamilson Silva-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5624008859123566pt_BR
dc.contributor.referee2Almeida, Ricardo Santos de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5955679764505968pt_BR
dc.creatorSouza, Manuela Cristina Oliveira-
dc.date.accessioned2021-11-18T14:30:16Z-
dc.date.available2021-11-18-
dc.date.available2021-11-18T14:30:16Z-
dc.date.issued2021-09-23-
dc.identifier.citationSOUZA, Manuela Cristina Oliveira. Aproximações entre Freire e Ausubel sobre aprendizagem significativa: implicações para a formação docente. 2021. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Unidade Delmiro Gouveia - Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8150-
dc.description.abstractThis article aims to propose a reflection on meaningful learning from the thought of Freire and Ausubel and their contributions to teacher education. The research is also outlined as an analysis of the differences and confluences between the two authors regarding the importance of the students' previous knowledge and knowledge based on a bibliographical research. In this analysis, we brought the reflection of what really is a significant learning contained in their vision. Throughout the work, the concept of this learning and its importance for teacher education was addressed, arguing that from Paulo Freire onwards there is a sense of profoundly humanizing and socializing learning.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Pedagogiapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectAprendizagem críticapt_BR
dc.subjectAprendizagem significativapt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subjectPrior Knowledgept_BR
dc.subjectCritical Learningpt_BR
dc.subjectTeacher trainingpt_BR
dc.subjectPaulo Freirept_BR
dc.subjectDavid Ausubelpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.titleAproximações entre Freire e Ausubel sobre aprendizagem significativa: implicações para a formação docentept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO presente artigo tem como objetivo propor uma reflexão acerca da aprendizagem significativa, a partir do pensamento de Freire e Ausubel, além das suas contribuições para a docente. A pesquisa delineia-se também como uma análise das confluências e divergências entre os dois autores a respeito da importância dos conhecimentos e saberes prévios dos educandos, a partir de uma pesquisa bibliográfica. Nessa análise, trouxemos a reflexão do que é realmente uma aprendizagem significativa sob a visão dos autores apresentados. Ao longo do trabalho, foram abordados o conceito dessa aprendizagem e a sua importância para a formação docente, defendendo a ideia de que, a partir de Paulo Freire, há um sentido de aprendizagem profundamente humanizadora e socializadora.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Aproximações entre Freire e Ausubel sobre aprendizagem significativa implicações para a formação docente.pdf285.81 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.