06 CAMPUS SERTÃO 01 - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS - LÍNGUA PORTUGUESA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8142
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Massmann, Débora Raquel Hettwer-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1326731305679142pt_BR
dc.contributor.referee1Matias, Thiago Trindade-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5647526611833368pt_BR
dc.contributor.referee2Mallmann, Tatiane Weber-
dc.creatorTeixeira, Eric Araújo-
dc.date.accessioned2021-11-16T14:53:11Z-
dc.date.available2021-11-16-
dc.date.available2021-11-16T14:53:11Z-
dc.date.issued2021-09-30-
dc.identifier.citationTEIXEIRA, Eric Araújo. Que sentidos para as masculinidades no currículo escolar?. 2021. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa) - Unidade Delmiro Gouveia - Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8142-
dc.description.abstractThis is a work that aims to reflect in the school curriculum gender issues focused on masculinities. We know that gender is a socio-historical construction, and in the binary division of gender to the exclusion of other experiences, other ways of being, masculinity throughout history was structured within societies transforming them into patriarchal societies around the world, involving various processes of sense production. In these processes, the construction of masculine identities is guided by a model of being, in a violent attempt that awakens machismo, violence, and prejudice as parts that integrate social structures. It is based on these aspects that we think about how education gives or not attention to these factors, thinking of the subject as a being that lives socially through language, with the marks of history and culture of its people. Thus, this paper aims to analyze studies of the contemporary curriculum based on the issues mentioned above, in addition to making an analysis of official documents of education with the delimitation in the preliminary version of the State Plan of Education of Alagoas (2015). This study is articulated in the linguistic-discursive theoretical-analytical field of Discourse Analysis, being this research grounded in the studies of Orlandi (2005, 2007, 2012). Therefore, our analyses discuss importante grounds for discussions about the meanings for masculinities in the school curriculum, allowing us to discuss and analyze the discourses and meanings that circulate in the educational field.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Letras(Português)pt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAnálise do discursopt_BR
dc.subjectPlano Estadual de Educação de Alagoaspt_BR
dc.subjectCurrículo escolarpt_BR
dc.subjectMasculinidadept_BR
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subjectMasculinitiespt_BR
dc.subjectSchool curriculumpt_BR
dc.subjectDiscourse analysispt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESApt_BR
dc.titleQue sentidos para as masculinidades no currículo escolar?pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoEste é um trabalho que visa refletir no currículo escolar questões de gênero voltadas para as masculinidades. Sabemos que gênero é uma construção sócio-histórica, e na divisão binária de gênero ao excluir outras vivências, outros modos de ser, a masculinidade ao longo da história foi estruturada dentro das sociedades transformando-as em sociedades patriarcais ao redor do mundo, envolvendo diversos processos de produção de sentidos. Nesses processos, a construção das identidades masculinas é guiada por um modelo de ser, numa tentativa violenta que desperta o machismo, a violência e o preconceito como partes que integram as estruturas socias, se vivemos num mundo com graves problemas relacionados à imagem masculina, aos homens, muito se dá por conta desses processos históricos. É partindo desses aspectos, que pensamos como a educação dá ou não atenção a esses fatores, pensando o sujeito como ser que vive socialmente através da linguagem, com as marcas da história e da cultura de seu povo. Dessa forma, esse trabalho tem como proposta analisar estudos do currículo contemporâneo com base nas questões citadas, além de fazer uma análise de documentos oficiais da educação com a delimitação na versão preliminar do Plano Estadual de Educação de Alagoas (2015). Este estudo é articulado no campo linguístico-discursivo teórico-analítico da Análise de Discurso, sendo esta pesquisa fundamentada nos estudos de Orlandi (2005, 2007, 2012). Portanto, nossas análises discutem fundamentos importantes para as discussões acerca dos sentidos para as masculinidades no currículo escolar, permitindo que possamos discutir e analisar os discursos e sentidos que circulam no âmbito educacional.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS - LÍNGUA PORTUGUESA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Que sentidos para as masculinidades no currículo escolar.pdf726.65 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.