00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) 02 EDUFAL - EDITORA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS CIÊNCIAS DA SAÚDE Livros de Saúde Coletiva - EDUFAL
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8124
Tipo: E-book
Título: Contribuições da saúde coletiva no contexto da pandemia de covid-19: saberes e práticas
Autor(es): Rozendo, Célia Alves (org.)
Cardoso, Danielly Santos dos Anjos (org.)
Costa, Laís de Miranda Crispim (org.)
Lima, Viviane Vanessa Rodrigues da Silva Santana (org.)
Resumo: O novo coronavírus (SARS-CoV-2), responsável pela COVID-19, colocou o mundo ante uma pandemia com contornos inéditos, números assustadores e um profundo e difuso sentimento de insegurança. Na realidade brasileira, marcada por profunda desigualdade social, que se estrutura por opressões históricas de etnia/raça, gênero e classe, a doença tem se alastrado com velocidade alarmante, assumindo o epicentro da pandemia apenas três meses após a notificação do primeiro caso no país. As altas taxas de incidência e letalidade da doença, a baixa adesão da população às medidas de isolamento social e as desigualdades sociais somam-se à inabilidade de gestores públicos em reconhecer a gravidade da situação e estabelecer estratégias efetivas de enfrentamento. Neste contexto de extrema gravidade, o livro Contribuições da Saúde Coletiva no contexto da pandemia de COVID-19: saberes e práticas é fruto de uma iniciativa ousada, comprometida social e eticamente em difundir informações do campo teórico-científico e no âmbito de práticas da Saúde Coletiva, lançando luzes para o contexto de vulnerabilidade regional de Maceió (AL), na perspectiva nacional e global da pandemia. A obra apresenta uma coletânea de trabalhos em 16 capítulos produzidos por equipe interdisciplinar de especialistas experientes do Laboratório Integrado de Enfermagem e Saúde Coletiva (LIESC), vinculado à Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), oferecendo uma variedade de abordagens com questões contundentes e atuais para o enfrentamento da pandemia de COVID-19 em tempos tão temerários. Entre os diversos temas abordados, destacam-se: análises históricas, sociais e políticas de enfrentamento da pandemia; estudos epidemiológicos e estratégicos de gestão e planejamento do SUS; análises específicas da COVID-19 em grupos vulneráveis, como população carcerária e pessoas com HIV; ensaios voltados para o trabalhador da saúde, suas experiências e desafios; e ainda, reflexões sobre as remodelagens da educação e formação em saúde em tempos em que a tecnologia digital é instrumento de enfrentamento à crise da saúde pública mundial.
Abstract: Null
Palavras-chave: Saúde coletiva
Covid-19
Coronavírus
Saúde Pública
Políticas públicas
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Editora da Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: EDUFAL
Citação: ROZENDO, Célia Alves; CARDOSO, Danielly Santos dos Anjos; COSTA, Laís de Miranda Crispim; LIMA, Viviane Vanessa Rodrigues da Silva Santana (org.). Contribuições da saúde coletiva no contexto da pandemia de covid-19: saberes e práticas. Maceió: EDUFAL, 2021. E-book (220p.). ISBN 978-65-5624-023-7.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8124
Data do documento: 2021
Aparece nas coleções:Livros de Saúde Coletiva - EDUFAL

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Contribuições da saúde coletiva no contexto da pandemia de covid-19: saberes e práticas.pdf5.36 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.