06 CAMPUS SERTÃO 01 - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8120
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Costa, Adriana Deodato-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1255535640681913pt_BR
dc.contributor.referee1Barbalho, José Ivamilson Silva-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5624008859123566pt_BR
dc.contributor.referee2Gomes, Gustavo Manoel da Silva-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5701200319717430pt_BR
dc.creatorPereira, Maria Laura da Silva-
dc.date.accessioned2021-11-05T19:52:03Z-
dc.date.available2021-11-05-
dc.date.available2021-11-05T19:52:03Z-
dc.date.issued2021-05-02-
dc.identifier.citationPEREIRA, Maria Laura da Silva. Reflexões sobre o currículo escolar indígena e a formação docente. 2021. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Unidade Delmiro Gouveia - Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8120-
dc.description.abstractThis study aims to contribute to future debates on issues related to curriculum construction, indigenous school education and teacher training, especially indigenous, based on na understanding that the school curriculum is one of the most important tools within the school, both in society, it is a question of power, and whoever holds it determines what identity is building there for society. It is an instrument for transmitting content, values, and culture. My intention in this work is to reflect on the curriculum linked to indigenous education and teacher training, based on a theoretical analysis, based on some theorists such as: COHN (2005), GRUPIONI (2003), SAVIANI (2011), SILVA (2001), TEIXEIRA (2005), Under the look of documents guiding education.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Pedagogiapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEducação indígenapt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectCurriculumpt_BR
dc.subjectIndigenous school educationpt_BR
dc.subjectTeacher trainingpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO::CURRICULOS ESPECIFICOS PARA NIVEIS E TIPOS DE EDUCACAOpt_BR
dc.titleReflexões sobre o currículo escolar indígena e a formação docentept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoA intensão deste trabalho é refletir sobre o currículo vinculado à educação indígena e à formação docentes com base em uma análise teórica, a partir de alguns autores, como: Cohn (2005), Grupioni (2003), Saviani (2011), Silva (2001), Teixeira (2005), sob o olhar de documentos norteadores da educação. Este estudo pretende contribuir para futuros debates sobre questões referentes à construção de currículos, educação escolar indígena e formação docente, em especial a indígena, a partir de uma compreensão de que o currículo escolar é uma das ferramentas de maior importância na escola e na sociedade. Ele é uma questão de poder e quem o detém determina que identidade está construindo ali. Ele é um instrumento de transmissão de conteúdos, valores e cultura. Como resultado, a pesquisa aponta para a necessidade de se formar educadores no interior da educação indígena a fim de haja maior vivência da realidade dos alunos indígenas e sua valorização enquanto sujeito social e cultural.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Reflexões sobre o currículo escolar indígena e a formação docente.pdf891.63 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.