00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO MONOGRAFIAS DE ESPECIALIZAÇÃO (LATO SENSU) - CEDU Trabalho de Conclusão de Curso - ESPECIALIZAÇÃO EM ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS PARA EDUCAÇÃO BÁSICA COM USO DAS TIC - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8113
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Barros, Abdizia Maria Alves-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8978186925444582pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Fortes, Maria Dolores Alves-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4130544132802418pt_BR
dc.contributor.referee1Freitas, Maria Auxiliadora Silva-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7605354687169566pt_BR
dc.creatorSilva, Marcus Vinicius da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1140756558801371pt_BR
dc.date.accessioned2021-11-03T00:05:19Z-
dc.date.available2021-11-02-
dc.date.available2021-11-03T00:05:19Z-
dc.date.issued2020-03-21-
dc.identifier.citationSILVA, Marcus Vinicius da. O uso de tecnologias assistivas para inclusão de alunos autistas nas aulas de educação física. 2021. 21 f. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Estratégias Didáticas na Educação Básica com uso das Tecnologias de Informação e Comunicação ) – Centro de Educação, Curso de Especialização “Lato Sensu” em Estratégias Didáticas na Educação Básica com uso das Tecnologias de Informação e Comunicação , Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8113-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Especialização em Estratégias Didáticas para Educação Básica com uso das TICpt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPráticas Educativaspt_BR
dc.subjectFormação de Professorespt_BR
dc.subjectAutismopt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subjectEducational Practicespt_BR
dc.subjectTeacher trainingpt_BR
dc.subjectAutismpt_BR
dc.subjectInclusionpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleO uso de tecnologias assistivas para inclusão de alunos autistas nas aulas de educação físicapt_BR
dc.title.alternativeThe use of assistive technologies for the inclusion of autistic students in physical education classespt_BR
dc.typeEspecializaçãopt_BR
dc.description.resumoAlocado dentro das reflexões acerca das possibilidades democráticas de uma Educação Física adaptada e inclusiva com uso de tecnologias assistivas (FIORINI e MANZINI, 2014) um dos autores que tratam do aporte teórico, este trabalho tem por objetivo trazer uma investigação de experiência vivenciada em uma escola estadual da periferia de Maceió, no desenrolar de sua práxis pedagógica para atividades físicas adaptada, o qual (SOUZA, 2014) aborda seu suporte de ensino para alunos autistas do ensino fundamental II com alguma deficiência motora, intelectual. Por meio de (THIOLLENT, 1984) o qual levanta a observação participativa e o instrumento do questionário aplicado junto aos professores, a investigação levantou informações importantes acerca da dinâmica da instituição pedagógica. Como resultante da observação, (LAKATOS E MARCONI, 2006), desnudando-se a relevância da participação, assim, criando questões como a falta de conhecimento dos professores acerca da particularidade das deficiências e carência da escola em atender a heterogeneidade do seu público, (FERRE IRA, 2013), como também verificou-se tentativas por parte do profissional de propor atividades adaptadas com uso de T.A. Por fim, esta observação permitiu uma mirada entre prática e teoria e deixou muito claro que a problemática de uma atividade adaptada jamais deverá ser silenciada nas práticas escolares, caso contrário, a Educação Física não poderá nunca se definir como constitui (BRASIL, 1990; 2010), um saber inclusivo rumo à uma sociedade mais democrática, assim a Tecnologias Assistivas pode oferecer uma área do conhecimento, de característica interdisciplinar, que engloba produtos, recursos, metodologias, estratégias, práticas e serviços, visando sua autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - ESPECIALIZAÇÃO EM ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS PARA EDUCAÇÃO BÁSICA COM USO DAS TIC - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O uso de tecnologias assistivas para inclusão de alunos autistas nas aulas de Educação Física.pdf425.08 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.