00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO MONOGRAFIAS DE ESPECIALIZAÇÃO (LATO SENSU) - CEDU Trabalho de Conclusão de Curso - ESPECIALIZAÇÃO EM ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS PARA EDUCAÇÃO BÁSICA COM USO DAS TIC - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8106
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Cunha, Sandney Farias da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1225680037523648pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Guilmer Brito-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4067835371993636pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Alex Vieira da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7597072336480313pt_BR
dc.creatorSilva, Livia Gomes da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5183874884726595pt_BR
dc.date.accessioned2021-10-29T00:20:09Z-
dc.date.available2021-04-23-
dc.date.available2021-10-29T00:20:09Z-
dc.date.issued2020-03-21-
dc.identifier.citationSILVA, Livia Gomes da. A incorporação das redes sociais nas aulas de história do ensino fundamental II. 2020. 17 f. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Estratégias Didáticas na Educação Básica com uso das Tecnologias de Informação e Comunicação ) – Centro de Educação, Curso de Especialização “Lato Sensu” em Estratégias Didáticas na Educação Básica com uso das Tecnologias de Informação e Comunicação , Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8106-
dc.description.abstractThis article aims to identify the possibility of using social networks, specifically Whatsapp as a methodological tool in Elementary School History classes from the experience with a 9th grade class. Based on the hypothesis that the interaction among young people is largely established through such media, a group was organized and activities on the Arab Spring were carried out encouraging students to debate and post information on the subject. After the activities and the analysis of the interactions, it was verified that the students present more confidence in their speeches in the classroom in the moments of presence, because they have already been in contact with the subject and could look for information from several sources and associate them to the reality in which they are inserted, making the learning more significant.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Especialização em Estratégias Didáticas para Educação Básica com uso das TICpt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTIC (Tecnologia da Informação e Comunicação)pt_BR
dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
dc.subjectRedes Sociaispt_BR
dc.subjectWhatsapppt_BR
dc.subjectICT (Information and Communication Technologies)pt_BR
dc.subjectHistory Teachingpt_BR
dc.subjectSocial networkspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONALpt_BR
dc.titleA incorporação das redes sociais nas aulas de história do ensino fundamental IIpt_BR
dc.title.alternativeThe incorporation of social networks in history classes of fundamental education IIpt_BR
dc.typeEspecializaçãopt_BR
dc.description.resumoO presente artigo tem como objetivo identificar a possibilidade do uso das redes sociais, especificamente o Whatsapp como ferramenta metodológica nas aulas de História do Ensino Fundamental II a partir da experiência com uma turma do 9o ano. Partindo da hipótese que a interação entre os jovens se estabelece em boa parte através de tais meios de comunicação, um grupo foi organizado e foram realizadas atividades sobre a Primavera Árabe incentivando os alunos a debaterem e postarem informações sobre o tema. Após a realização das atividades e da análise das interações constatou-se que os alunos apresentam mais confiança em suas falas na sala de aula nos momentos presenciais, pois já estiveram em contato com o assunto e puderam buscar informações de diversas fontes e associá-las a realidade na qual estão inseridos, tornando o aprendizado mais significativo.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - ESPECIALIZAÇÃO EM ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS PARA EDUCAÇÃO BÁSICA COM USO DAS TIC - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A incorporação das redes sociais nas aulas de História do ensino fundamental II.pdf408.55 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.