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http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8089
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Tecnologia assistiva na educação dos surdos: o processo de aprendizagem e inclusão dos alunos surdos do sertão alagoano |
Autor(es): | Menezes, Nayara Gomes de |
Primeiro Orientador: | Voss, Lílian Kelly De Almeida Figueiredo |
metadata.dc.contributor.referee1: | Ferreira, Geisa Carla Gonçalves |
metadata.dc.contributor.referee2: | Alves, Adeilson da Silva |
Resumo: | Esta pesquisa realizou um estudo sobre as contribuições das Tecnologias Assistivas (TA) na educação de alunos surdos na sala de aula regular. Assim, nos questionamos como as tecnologias podem ser inseridas na sala de aula, através de ferramentas que facilitam a aprendizagem e ajudam no ambiente inclusivo? Essa investigação é de natureza qualitativa, pautando-se no estudo bibliográfico. Os sujeitos escolhidos foram os professores do município de Delmiro Gouveia/AL, para compor as análises utilizamos como instrumento para coleta de dados um questionário virtual, através da plataforma Google forms que abordou perguntas sobre o contexto da aplicação da tecnologia na educação e o processo de inclusão do aluno com problema auditivo. Para dar suporte a pesquisa foi feita uma revisão bibliográfica sobre as contribuições da tecnologia na educação, dando ênfase aos benefícios da TA no processo de aprendizagem do aluno com surdez. As ações apontam para a importância da utilização das tecnologias como ferramentas pedagógicas para construção do saber e apropriação do ensino no processo de inclusão do aluno Surdo. |
Abstract: | This research carried out a study on the contributions of Assistive Technologies (AT) in the education of deaf students in the regular classroom. Thus, we ask ourselves how technologies can be introduced in the classroom, through tools that facilitate learning and help in an inclusive environment? This investigation is qualitative in nature, based on a bibliographic study. The chosen subjects were teachers from the municipality of Delmiro Gouveia/AL. To compose the analyzes we used a virtual questionnaire as an instrument for data collection, through the Google forms platform that addressed questions about the context of the application of technology in education and the process of inclusion of students with hearing problems. To support the research, a literature review was carried out on the contributions of technology to education, emphasizing the benefits of AT in the learning process of deaf students. The actions point to the importance of using technologies as pedagogical tools for knowledge construction and teaching appropriation in the process of inclusion of Deaf students. |
Palavras-chave: | Educação especial Tecnologia assistiva Aluno surdo Surdez Aprendizagem Inclusão deaf education Assistive technology Teaching |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Pedagogia |
Citação: | MENEZES, Nayara Gomes de. Tecnologia assistiva na educação dos surdos: o processo de aprendizagem e inclusão dos alunos surdos do sertão alagoano. 2021. 70 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Unidade Delmiro Gouveia - Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2021. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8089 |
Data do documento: | 20-ago-2021 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA |
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