Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8060
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Florencio, Ana Maria Gama | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7238674881549165 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Cavalcante, Maria do Socorro Aguiar de Oliveira | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6428711681688374 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Melo, Katia Maria Silva de | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/5375151893852187 | pt_BR |
dc.creator | Pena, Silvio da Silva | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/6613263416481843 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-10-08T00:12:07Z | - |
dc.date.available | 2021-10-07 | - |
dc.date.available | 2021-10-08T00:12:07Z | - |
dc.date.issued | 2011-08-31 | - |
dc.identifier.citation | PENA, Silvio da Silva. O discurso dos egressos do curso de design gráfico do Instituto Federal de Pernambuco. 2021. 123 f.Dissertação (Mestrado em Educação Brasileira) - Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2011. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8060 | - |
dc.description.abstract | This research entitled "The Discourse of Graduates of the Graphic Design Technology Graduate Course at Instituto Federal de Pernambuco”, Recife campus, aims to contribute to a reflection about the trajectory of the Graduates of the Graphic Design Technology Graduate Course at IFPE, Recife Campus, as a research subside for future curriculum analysis of this course. In order to achieve our goal, it was identified, from the graduates’ speeches, which the conditioning factors in the thematic axes of the curriculum theory modules that influence their training and their performance in the labor market. As analytical theoretical references, it was adopted the assumptions of historical materialism evidenced by (MARX, BAKHTIN) and Discourse Analysis (DA) French Line (PÊCHEUX, ORLANDI, CAVALCANTE, FLORENCIO), among others. The DA French Line believes that the production of the senses associated to subject-language-discourse and it is from this perspective that it is proposed to analyze the discursive sequences (SDs) from interviews with graduates of Graphic Design Course. The Discourse Analysis embodied in these interviews points to a way affected by historical and social conditions by submitting its academic profile to the demands of the labor market. This factor has decisive influence in the professional training of students. It can be verified, then, in the view of SDs, a subject crossed by the ideological formation of capital in its focus on adaptation in class society, in the nrequirement to form a course for the labour market. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Alagoas | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFAL | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Design gráfico | pt_BR |
dc.subject | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco – Curso de design gráfico | pt_BR |
dc.subject | Ensino tecnológico | pt_BR |
dc.subject | Análise do discurso | pt_BR |
dc.subject | Graphic Design | pt_BR |
dc.subject | Discourse Analysis | pt_BR |
dc.subject | Technological Education | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | pt_BR |
dc.title | O discurso dos egressos do curso de design gráfico do Instituto Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.title.alternative | The former student’s speech on the graphic design course at IFPE | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.resumo | A presente pesquisa intitulada “O Discurso dos Egressos do Curso de Design Gráfico do Instituto Federal de Pernambuco” tem como objetivo contribuir para uma reflexão acerca da trajetória dos egressos do Curso Superior Tecnológico de Design Gráfico do IFPE Campus Recife, como subsídio de pesquisa para, através dos discursos analisados, desvendar as posições assumidas por esses egressos, em relação ao que o Curso lhes ofereceu para sua inserção no mercado de trabalho, bem como criar possibilidades de futuras análises curriculares do curso em questão. Para alcançar nosso objetivo, identificamos, a partir dos discursos dos egressos, quais as condicionantes dos eixos temáticos dos módulos da matriz curricular que influenciam na sua formação e na sua atuação no mercado de trabalho. Como dispositivo teórico analítico, adotamos os pressupostos da Análise do Discurso (AD) de Linha Francesa (PECHÊUX, ORLANDI, CAVALCANTE, FLORENCIO, entre outros) atrelados ao materialismo histórico evidenciados por (MARX, BAKHTIN). A AD de linha francesa entende que a produção dos sentidos está associada à relação sujeito-língua-discurso e é sob essa perspectiva que nos propomos a analisar as sequências discursivas (SDs) extraídas das entrevistas realizadas com egressos do curso. A análise dos discursos, materializados nessas entrevistas, aponta para uma trajetória afetada pelas condições sóciohistóricas, submetendo o seu perfil acadêmico às exigências do mercado de trabalho, sendo este fator de influência decisiva na formação profissional dos alunos. Pode-se verificar, então, nas SDs, um sujeito atravessado pela formação ideológica do capital, em seu direcionamento à adaptação na sociedade de classes, na exigência de um curso que forme para o mercado. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
O discurso dos egressos do curso de design gráfico do Instituto Federal de Pernambuco.pdf | 1.99 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.