00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8052
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Prado, Edna Cristina do-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8158728896858544pt_BR
dc.contributor.referee1Santos, Inalda Maria dos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3709372442003235pt_BR
dc.contributor.referee2Diógenes, Elione Maria Nogueira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2352567866641388pt_BR
dc.contributor.referee3Colares, Maria Lília Imbiriba Sousa-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9671465461954562pt_BR
dc.contributor.referee4Souza, Maria de Fátima Matos de-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/4562453070537953pt_BR
dc.creatorMarques, Isabela Macena dos Santos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5046078414820481pt_BR
dc.date.accessioned2021-10-07T04:04:50Z-
dc.date.available2021-10-06-
dc.date.available2021-10-07T04:04:50Z-
dc.date.issued2021-07-02-
dc.identifier.citationMARQUES, Isabela Macena dos Santos. Planos de carreira e remuneração dos profissionais da educação em alagoas: a remoção de professores e suas implicações para a valorização docente. 2021. 147 f. Tese (Doutorado em Educação) – Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8052-
dc.description.abstractThis thesis sought to analyze the criteria used in cases of removal and staffing of teachers in municipalities in Alagoas in the period 2018-2020. The research problem is made explicit in the question: how do teachers' removals occur and what are their effects on teacher appreciation? The approach used was qualitative, with a questionnaire applied to regional representatives of the Education Workers Union of Alagoas and a semi-structured interview with the municipal education secretaries. Bardin's Content Analysis (2011), from the analytical categories Teacher Removal and Teacher Valuation, supported the organization of data. The theoretical framework was based on studies by Esquinsani (2013), Gatti (2012 and 2011), Oliveira (2004, 2008 and 2014), Mendonça (2001), Nóvoa (1987, 1991 and 2000), Paro ( 2001 and 2003) and Verçosa (2006). The results showed that there are still, in the cities analyzed, irregularities regarding the removal of teachers, harming the autonomy and, consequently, the valorization of these professionals. They also showed that a large part of the municipalities in Alagoas do not comply with the legislation, whether in terms of updating, publicizing their Positions and Careers Plans or in political-partisan interference in public acts.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectValorização docentept_BR
dc.subjectCarreira docentept_BR
dc.subjectPlanos de carreira – Docentes – Alagoaspt_BR
dc.subjectRemoção docente – Alagoaspt_BR
dc.subjectRemuneração – Professorespt_BR
dc.subjectTeacher Appreciationpt_BR
dc.subjectRemoval of teacherspt_BR
dc.subjectCareer Planspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titlePlanos de carreira e remuneração dos profissionais da educação em alagoas: a remoção de professores e suas implicações para a valorização docentept_BR
dc.title.alternativeCareer plans and remuneration of professionals education in alagoas: the removal of teachers and their implications for teacher appreciationpt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.description.resumoA presente tese buscou analisar os critérios utilizados em casos de remoção e de lotação docente em municípios alagoanos no período de 2018-2020. O problema de pesquisa explicita-se na indagação: como ocorrem as remoções de professores e quais seus efeitos para valorização docente? A abordagem utilizada foi a qualitativa, com aplicação de questionário para os representantes regionais do Sindicato dos Trabalhadores da Educação de Alagoas (SINTEAL) e entrevista semiestruturada com os secretários municipais de educação. A Análise de Conteúdo de Bardin (2011), a partir das categorias analíticas Remoção de professores e Valorização docente, deu suporte à organização dos dados. O referencial teórico ancorou-se nos estudos de Esquinsani (2013) , Gatti (2012 e 2011), Oliveira (2004, 2008 e 2014), Mendonça (2001), Nóvoa (1987, 1991 e 2000), P a r o ( 2 0 0 1 e 2 0 0 3) e Verçosa (2006). Os resultados demostraram que ainda há, nos municípios analisados, irregularidades quanto à remoção docente, prejudicando a autonomia e, consequentemente, a valorização desses profissionais. Evidenciaram, ainda, que grande parte dos municípios alagoanos descumprem a legislação, seja no que tange à atualização, à publicização de seus Planos de Carreira e Remuneração ou na interferência político-partidária nos atos públicos.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.