00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Artigos publicados em periódicos - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8050
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBrião, Fabiano dos Santos-
dc.creatorPimentel, Fernando Silvio Cavalcante-
dc.date.accessioned2021-10-05T01:03:30Z-
dc.date.available2021-10-04-
dc.date.available2021-10-05T01:03:30Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationBRIÃO, Fabiano dos Santos; PIMENTEL, Fernando Silvio Cavalcante. A realidade aumentada na perspectiva de estudantes: uma pesquisa exploratória nos cursos de engenharia da UNIT/AL. Interfaces Científicas, Aracaju, v.10, n.3, 2021. p. 200 - 211.pt_BR
dc.citation.volume10pt_BR
dc.citation.issue3pt_BR
dc.citation.spage200pt_BR
dc.citation.epage211pt_BR
dc.identifier.issn2316-3828pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8050-
dc.description.abstractThis article presents an analysis of the perspectives of students from engineering courses of the University Center Tiradentes (UNIT / AL) in relation to Augmented Reality (AR) as a resource present in teaching didactic materials. AR is an easy-to-access software that allows the visualization of a virtual object in the real world, thus being possible through a smartphone. Initially, we presented students with examples of AR applications through the presentation of a didactic material and data was produced by a questionnaire answered by themselves. Several researches demonstrate their use in the educational environment, however, this search seeks to know what they think about this technology. The data analysis showed a good cceptance and a high level of satisfaction among students, having videos associated with the teaching material being highlighted as excellent. In this way, we propose an insertion of AR into teaching didactic materials for being an important digital resource for Education.pt_BR
dc.description.abstractEl presente artículo presenta un análisis de las perspectivas de estudiantes de cursos de ingeniería en el Centro Universitario Tiradentes (UNIT / AL) en relación a la Realidad Aumentada (RA) como un recurso presente en los materiales didácticos pedagógicos. RA es un recurso digital de fácil uso capaz de proyectar la visualización de un objeto virtual en el mundo real, siendo posible ser utilizado a través de un smartphone. Inicialmente, presentamos a los estudiantes ejemplos de las aplicaciones de la RA a través de la presentación de un material didáctico y por un cuestionario respondido por ellos se obtuvo la producción de los datos. Diversas investigaciones demuestran su utilización en el medio educativo, sin embargo, esa investigación busca saber lo que los estudiantes piensan sobre esa tecnología en el medio educativo. En el análisis de los datos se percibe la buena aceptación y alto nivel de satisfacción de los estudiantes, teniendo las videolecciones asociadas al material didáctico destacadas como excelentes. De este modo, se propone la inserción de la RA en los materiales didácticos pedagógicos puede ser un recurso digital importante para la Educación.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tiradentespt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUNITpt_BR
dc.relation.ispartofInterfaces Científicaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectRealidade Aumentadapt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectMaterial Didáticopt_BR
dc.subjectAugmented Realitypt_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.subjectCoursewarept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.titleA realidade aumentada na perspectiva de estudantes: uma pesquisa exploratória nos cursos de engenharia da UNIT/ALpt_BR
dc.title.alternativeThe augmented reality from the student perspective: an exploratory research in UNIT/AL engineering coursespt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.resumoO presente artigo apresenta uma análise das perspectivas de estudantes de cursos de engenharia no Centro Universitário Tiradentes (UNIT/AL) em relação a Realidade Aumentada (RA) como um recurso presente nos materiais didáticos pedagógicos. A RA é um recurso digital de fácil utilização capaz de projetar a visualização de um objeto virtual no mundo real, sendo possível ser utilizada por meio de um smartphone. Inicialmente, apresentamos aos estudantes exemplos das aplicações da RA pela apresentação de um material didático e por um questionário respondido por eles se obteve a produção dos dados. Diversas pesquisas demonstram sua utilização no meio educacional, no entanto, essa pesquisa busca saber o que os estudantes pensam sobre essa tecnologia no meio educacional. Na análise dos dados se percebe a boa aceitação e alto nível de satisfação dos estudantes, tendo as videoaulas associados ao material didático destacadas como excelentes. Desse modo, propõem--se a inserção da RA nos materiais didáticos pedagógicos pode ser um recurso digital importante para a Educação.pt_BR
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos - CEDU



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.