06 CAMPUS SERTÃO 01 - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8047
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Afetividade na educação: uma análise a partir das produções acadêmicas da Universidade Federal de Alagoas
Autor(es): Costa, Maria Josiete Oliveira da
Primeiro Orientador: Bastos, Ana Paula Solino
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Libardi, Suzana Santos
metadata.dc.contributor.referee1: Voss, Lilian Kelly de Almeida Figueiredo
metadata.dc.contributor.referee2: Santos, Noélia Rodrigues dos
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo mapear e analisar as produções científicas da UFAL que trazem a temática da afetividade no contexto educacional, buscando assim compreender como essa dimensão interfere nas relações estabelecidas na escola e, consequentemente, no processo de ensino-aprendizagem. Partimos de estudos que utilizam como referência as discussões de Wallon e Vigotski, autores que nos ajudaram a compreender o papel da afetividade na constituição dos sujeitos. Foi realizada uma pesquisa qualitativa, de caráter exploratório, utilizando-se do método de análise bibliográfica. 10 trabalhos foram analisados. Identificamos que esse tema é significativo no desenvolvimento dos sujeitos, nas relações que permeiam o processo educativo e que vem sendo cada vez mais abordado dentro da instituição - possivelmente devido a evoluções teóricas e transformações nos paradigmas educacionais, que cada vez mais tem levado em conta aspectos diversos da complexa tarefa educacional e as especificidades dos alunos.
Abstract: This work aims to map and analyze the scientific productions of UFAL that bring the theme of affectivity in the educational context, seeking to understand how this dimension interferes in the relationships established at school and, consequently, in the teaching-learning process. We start from studies that use as reference the discussions of Wallon and Vigotski, authors who helped us to understand the role of affectivity in the constitution of subjects. A qualitative exploratory research was carried out, using the bibliographic analysis method. 10 works were analyzed. We identified that this theme is significant in the development of subjects, in the relationships that permeate the educational process and that have been increasingly addressed within the institution - possibly due to theoretical evolutions and transformations in educational paradigms, which have increasingly taken into account aspects diferente from the complex educational task and the specificities of the students.
Palavras-chave: Educação
Afetividade
Relação professor aluno
Ensino e aprendizagem
Universidade Federal de Alagoas - UFAL
Affection
Learning
Teacher-student relationship
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Pedagogia
Citação: COSTA, Maria Josiete Oliveira da. Afetividade na educação: uma análise a partir das produções acadêmicas da Universidade Federal de Alagoas. 2021. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Unidade Delmiro Gouveia - Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8047
Data do documento: 3-ago-2021
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Afetividade na educação uma análise a partir das produções acadêmicas da Universidade Federal de Alagoas.pdf559.17 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.