00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) 02 EDUFAL - EDITORA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS CIÊNCIAS HUMANAS Livros de Psicologia - EDUFAL
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8038
Tipo: E-book
Título: Impactos psicossociais da pandemia: contribuições do Núcleo Alagoas da ABRAPSO
Autor(es): Libardi, Suzana Santos (org.)
Mesquita, Marcos Ribeiro (org.)
Resumo: Esta coletânea é uma iniciativa do Núcleo Alagoas da Associação Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO-AL) composto por profissionais de psicologia, estudantes de várias instituições do estado, técnicos/as e docentes da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). O objetivo é apresentar à sociedade reflexões sobre impactos psicossociais relacionados à pandemia da síndrome respiratória aguda grave Covid-19; provocada pelo novo coronavírus e sua difusão mundial no ano de 2020. Como a pandemia tem afetado as variadas populações e sujeitos políticos em nossa realidade? Que efeitos já podemos observar no tecido social alagoano e brasileiro em decorrência da primeira fase da pandemia? O que eles dizem do modus operandi de nossa sociedade no contemporâneo? Este livro reúne capítulos inéditos, elaborados exclusivamente para esta iniciativa e dedicados a responder de alguma forma essas questões. Logo após a caracterização da pandemia pela Organização Mundial da Saúde, em março de 2020, observamos a intensificação das atividades online decorrentes da imposição das medidas de distanciamento social, adotadas no estado de Alagoas e em todo o país. Para professores/as pesquisadores/as de diversas instituições públicas e privadas apresentou-se a tarefa de trabalhar (mais) a partir de seus domicílios e, frente às graves crises sanitária, política, econômica e educacional engendradas na pandemia, vários/as deles/as engajaram-se em atividades online que produziram reflexões sobre aquele momento. Lives, entrevistas, webinários e outras modalidades de eventos virtuais passaram a ocupar a rotina de todos/as nós, como tentativas de compreensão da grande complexidade com que a pandemia fez-se e ainda está se fazendo no Brasil e no mundo. As informações e discussões contidas nesta coletânea foram produzidas nesse contexto em que a escrita é feita quase “ao vivo”, como nas lives: produzidas e apresentadas no mesmo momento em que vivemos os fenômenos sobre os quais refletimos, pensamos, pesquisamos. Escritas do agora e também “de dentro”, pois foram elaboradas no distanciamento social usufruído, com variações, pelos/as diversos/as autores/as. Alguns/mas dos/as autores/as foram infectados/as pelo coronavírus, outros/as perderam entes queridos/as, e todos/as sofrem da impossibilidade de compartilhar pessoalmente as marcas deixadas pela pandemia. Os textos a seguir são produções do campo da psicologia social e áreas afins, abordando predominantemente a dimensão socioeconômica dos efeitos da pandemia, seguido de aspectos da saúde e menção à educação.
Abstract: Null
Palavras-chave: Associação Brasileira de Psicologia Social
Núcleo Alagoas
COVID-19
Psicologia social
Desigualdades sociais
Racismo
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA SOCIAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Editora da Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: EDUFAL
Citação: Libardi, Suzana Santos; Mesquita, Marcos Ribeiro (org.). Impactos psicossociais da pandemia: contribuições do Núcleo Alagoas da ABRAPSO. Maceió: EDUFAL, 2021. E-book (175 p.). ISBN 978-65-5624-043-5.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8038
Data do documento: 2021
Aparece nas coleções:Livros de Psicologia - EDUFAL

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Impactos psicossociais da pandemia contribuições do Núcleo Alagoas da ABRAPSO.pdf2.42 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.