06 CAMPUS SERTÃO 01 - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS - LÍNGUA PORTUGUESA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8033
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Silva, Márcio Ferreira da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8066260188610480pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Fábia Pereira da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4258846779795319pt_BR
dc.contributor.referee2Matias, Thiago Trindade-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5647526611833368pt_BR
dc.creatorSantos, Luana da Silva-
dc.date.accessioned2021-09-24T16:51:57Z-
dc.date.available2021-09-24-
dc.date.available2021-09-24T16:51:57Z-
dc.date.issued2021-07-30-
dc.identifier.citationSANTOS, Luana da Silva. As questões indígenas e a escola: a presença da literatura indígena na sala de aula de língua portuguesa. 2021. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa) - Unidade Delmiro Gouveia - Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8033-
dc.description.abstractThis research aims to carry out a study about the teaching of indigenous literature at the Escola Estadual Indígena José Carapina, Indigenous Land - Geripancko, Pariconha - AL, analyzing how the teaching of indigenous literature is approached in the classroom. For this, a bibliographical and qualitative research was carried out through a questionnaire, with the school's teachers, in order to observe how teaching and the presence of indigenous literature in the school take place, questioning teachers and students. Thus, we consider that literature should be inserted in the classroom, not only in indigenous schools, but in all schools, so that students can get to know the different types of literature existing in our country. It was noticed through the research in the José Carapina Indigenous State School and in the bibliographical review for the theoretical basis of this work that much of what is written in the Brazilian Education Law is still not specified in the teaching of Portuguese in the classrooms of indigenous schools . This research awaits the need to encourage literature on indigenous authorship in Brazil. To support the research, studies by Bosi (2006), Candido (1999, 2000), Fontan (2017), Graúna (2021) and Roncari (2001) were used.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Letras(Português)pt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLíngua portuguesapt_BR
dc.subjectLiteratura indígenapt_BR
dc.subjectSala de aulapt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectIndigenous Literaturept_BR
dc.subjectSchoolpt_BR
dc.subjectTeachingpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS INDIGENASpt_BR
dc.titleAs questões indígenas e a escola: a presença da literatura indígena na sala de aula de língua portuguesapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa tem o objetivo de fazer um estudo acerca do ensino de literatura indígena na Escola Estadual Indígena José Carapina, Terra Indígena - Geripancko, Pariconha – AL, analisando de que forma o ensino de literatura indígena é abordado na sala de aula. Para isso, foi feita uma pesquisa bibliográfica e qualitativa por meio de um questionário, com os professores da escola, com objetivo de observar como se dá o ensino e a presença da literatura indígena na escola, questionando professores e alunos. Desse modo, consideramos que a literatura deve ser inserida na sala de aula, não só nas escolas indígenas, mas sim em todas as escolas, para que os alunos conheçam os diferentes tipos de literaturas existentes no nosso país. Percebeu-se através da pesquisa na Escola Estadual Indígena José Carapina e na revisão bibliográfica para o embasamento teórico do presente trabalho que muito do que é prescrito nas leis brasileiras de Educação ainda não é aplicado no ensino de Língua Portuguesa nas salas de aulas de escolas indígenas. Está pesquisa espera contribuir na necessidade de estimular discussões sobre literatura de autoria indígena no Brasil. Para embasamento a pesquisa, utilizou-se os estudos de Bosi (2006), Candido (1999, 2000), Fontan (2017), Graúna (2021) e Roncari (2001).pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS - LÍNGUA PORTUGUESA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
As questões indígenas e a escola a presença da literatura indígena na sala de aula de língua portuguesa.pdf1.06 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.