00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) 02 EDUFAL - EDITORA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS LINGUÍSTICAS, LETRAS E ARTES Livros de Linguística - EDUFAL
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8028
Tipo: E-book
Título: A argumentação nos discursos sobre a pandemia da covid-19
Autor(es): Massmann, Débora (org.)
Piris, Eduardo Lopes (org.)
Resumo: A proposta desta obra é dar a conhecer um panorama descritivo e crítico dos discursos argumentativos que circulam na sociedade brasileira a partir do advento da pandemia de covid-19. A obra coletiva que ora se apresenta oferece ao público em geral uma chave de leitura para a compreensão do funcionamento da argumentação em distintos e contraditórios pontos de vista, sobre a pandemia de covid-19, que são produzidos e postos a circular, por meio de discursos políticos, institucionais e midiáticos, entre outros. Em comum, além da temática e do objeto de estudo, os textos aqui reunidos compartilham do mesmo suporte de circulação da linguagem, a saber, a rede mundial de computadores, ferramenta que, aliada a outras tecnologias digitais de comunicação e informação, nas condições de produção da pandemia, tem se mostrado absolutamente necessária para nossa sociedade no que se refere, especialmente, à circulação de conhecimento sobre prevenção, medicamentos, ações e orientações das autoridades competentes. Desse modo, mostrando o funcionamento da linguagem na sociedade a partir dimensão comunicacional e compreendendo como a argumentação se estabelece em diferentes discursos que circulam por meio das tecnologias digitais de comunicação e informação, os oito capítulos aqui apresentados constituem uma amostra dos estudos que vêm sendo realizados pelas pesquisadoras e pesquisadores do Grupo de Trabalho (GT) de Argumentação da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa (ANPOLL). Os estudos mobilizam distintas bases teóricas para interpretar de maneira crítica o acontecimento em torno da pandemia de covid-19 e mostram a diversidade e a atualidade das pesquisas em argumentação. Em seu percurso de leitura, o leitor é convidado a (re)conhecer a cartografia dos principais discursos e da argumentação que foi sendo produzida, no Brasil, em torno da pandemia.
Abstract: Null
Palavras-chave: Análise do discurso - Pandemia covid-19 - Brasil
Negacionismo - Jair Bolsonaro
Pronunciamento presidencial - Pandemia covid-19
Antipolítica
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Editora da Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: EDUFAL
Citação: MASSMANN, Débora; PIRIS, Eduardo Lopes (org.). A argumentação nos discursos sobre a pandemia da covid-19. Maceió: EDUFAL, 2021. E-book (106p.). ISBN 978-65-5624-041-1.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8028
Data do documento: 2021
Aparece nas coleções:Livros de Linguística - EDUFAL

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A argumentação nos discursos sobre a pandemia da covid-19.pdf15.98 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.