06 CAMPUS SERTÃO 01 - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8023
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Barbalho, José Ivamilson Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5624008859123566pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Maria Aparecida-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8439918844022185pt_BR
dc.contributor.referee2Cardoso, Lílian Bárbara Cavalcanti-
dc.creatorQueiroz, Rosivânia dos Santos Gonçalves-
dc.date.accessioned2021-09-23T18:47:43Z-
dc.date.available2021-09-23-
dc.date.available2021-09-23T18:47:43Z-
dc.date.issued2021-03-12-
dc.identifier.citationQUEIROZ, Rosivânia dos Santos Gonçalves. A literatura infantil étnica-racial e sua contribuição no processo de desenvolvimento da identidade do aluno da comunidade quilombola Moreira de Baixo em Água Branca / AL. 2021. 74 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Unidade Delmiro Gouveia - Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8023-
dc.description.abstractThis work results in a research carried out with three teachers from a school located in the quilombola community Moreira de Baixo. The investigation aims to discover how ethnic racial children's literature can contribute to the development of the student's identity in the Moreira de Baixo quilombola community. For this, the ideas of some authors were used to support the research, such as: Ariès (1960), Arce (2002), Priore (2010), among others, in addition to a foundation on the legislation in early childhood education and on the laws that govern a whole contribution on racial issues. This research is a qualitative approach, using the case study as a tool, based on bibliographic research and questionnaire. From the analysis performed, it was found that despite having few books available to the school, teachers are always looking for improvement in their training and looking for a way to reach all students in a way that allows the absorption of the subject worked and can contribute to the construction / reconstruction of their identity. However, it was clear that although the teachers do not have a good foundation on the guiding theme, they do not consider it to be a difficulty.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Pedagogiapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLiteratura infantil étnico-racialpt_BR
dc.subjectRelações étnico-raciaispt_BR
dc.subjectComunidade Quilombola Moreira de Baixopt_BR
dc.subjectÁgua Branca - Alagoaspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOpt_BR
dc.titleA literatura infantil étnica-racial e sua contribuição no processo de desenvolvimento da identidade do aluno da comunidade quilombola Moreira de Baixo em Água Branca / ALpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoEste trabalho resulta de uma pesquisa realizada com três professoras de uma escola localizada na comunidade quilombola Moreira de Baixo. A investigação visa contribuir com o descortinar da literatura infantil étnico-racial, favorecendo para importância do desenvolvimento da identidade do aluno da comunidade supracitada. Como marco teórico para fundamentar a pesquisa utilizamos autores como: Ariès (1960), Arce (2002), Priore (2010), Oliveira (2011), Arce (2002), Nunes (2011), Kuhlmann (2010), além de um embasamento sobre a legislação na educação infantil; das leis que regem todo um aporte quanto à questões étnico-raciais. A pesquisa é de uma abordagem qualitativa, que tem como ferramenta metodológica o estudo de caso, amparada por pesquisas bibliográficas e aplicação questionário, cujo exímio estruturante é a compreensão acerca do lugar da “Literatura Infantil Étnica-Racial” e formação de identidade quilombola, entre alunos/as e professoras. A partir da análise realizada, constatou-se que apesar de ter poucos livros sobre a temática à disposição da escola, as professoras estão sempre em busca de aperfeiçoamento em sua formação, aprimorando práticas pedagógicas, buscando estratégias que favoreça a compreensão dos temas estudados, vindo a contribuir com a construção/reconstrução da identidade quilombola local. Se evidenciou, no entanto, a necessidade de formação específica docente, e melhor apoio didático pedagógico, para o êxito do projeto de educação escolar, nas relações étnico raciais.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.