Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8023
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Barbalho, José Ivamilson Silva | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5624008859123566 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Silva, Maria Aparecida | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8439918844022185 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Cardoso, Lílian Bárbara Cavalcanti | - |
dc.creator | Queiroz, Rosivânia dos Santos Gonçalves | - |
dc.date.accessioned | 2021-09-23T18:47:43Z | - |
dc.date.available | 2021-09-23 | - |
dc.date.available | 2021-09-23T18:47:43Z | - |
dc.date.issued | 2021-03-12 | - |
dc.identifier.citation | QUEIROZ, Rosivânia dos Santos Gonçalves. A literatura infantil étnica-racial e sua contribuição no processo de desenvolvimento da identidade do aluno da comunidade quilombola Moreira de Baixo em Água Branca / AL. 2021. 74 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Unidade Delmiro Gouveia - Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8023 | - |
dc.description.abstract | This work results in a research carried out with three teachers from a school located in the quilombola community Moreira de Baixo. The investigation aims to discover how ethnic racial children's literature can contribute to the development of the student's identity in the Moreira de Baixo quilombola community. For this, the ideas of some authors were used to support the research, such as: Ariès (1960), Arce (2002), Priore (2010), among others, in addition to a foundation on the legislation in early childhood education and on the laws that govern a whole contribution on racial issues. This research is a qualitative approach, using the case study as a tool, based on bibliographic research and questionnaire. From the analysis performed, it was found that despite having few books available to the school, teachers are always looking for improvement in their training and looking for a way to reach all students in a way that allows the absorption of the subject worked and can contribute to the construction / reconstruction of their identity. However, it was clear that although the teachers do not have a good foundation on the guiding theme, they do not consider it to be a difficulty. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Alagoas | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Curso de Pedagogia | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFAL | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Literatura infantil étnico-racial | pt_BR |
dc.subject | Relações étnico-raciais | pt_BR |
dc.subject | Comunidade Quilombola Moreira de Baixo | pt_BR |
dc.subject | Água Branca - Alagoas | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO | pt_BR |
dc.title | A literatura infantil étnica-racial e sua contribuição no processo de desenvolvimento da identidade do aluno da comunidade quilombola Moreira de Baixo em Água Branca / AL | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho resulta de uma pesquisa realizada com três professoras de uma escola localizada na comunidade quilombola Moreira de Baixo. A investigação visa contribuir com o descortinar da literatura infantil étnico-racial, favorecendo para importância do desenvolvimento da identidade do aluno da comunidade supracitada. Como marco teórico para fundamentar a pesquisa utilizamos autores como: Ariès (1960), Arce (2002), Priore (2010), Oliveira (2011), Arce (2002), Nunes (2011), Kuhlmann (2010), além de um embasamento sobre a legislação na educação infantil; das leis que regem todo um aporte quanto à questões étnico-raciais. A pesquisa é de uma abordagem qualitativa, que tem como ferramenta metodológica o estudo de caso, amparada por pesquisas bibliográficas e aplicação questionário, cujo exímio estruturante é a compreensão acerca do lugar da “Literatura Infantil Étnica-Racial” e formação de identidade quilombola, entre alunos/as e professoras. A partir da análise realizada, constatou-se que apesar de ter poucos livros sobre a temática à disposição da escola, as professoras estão sempre em busca de aperfeiçoamento em sua formação, aprimorando práticas pedagógicas, buscando estratégias que favoreça a compreensão dos temas estudados, vindo a contribuir com a construção/reconstrução da identidade quilombola local. Se evidenciou, no entanto, a necessidade de formação específica docente, e melhor apoio didático pedagógico, para o êxito do projeto de educação escolar, nas relações étnico raciais. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
A literatura infantil étnica-racial e sua contribuição no processo de desenvolvimento da identidade do aluno da comunidade quilombola Moreira de Baixo em Água Branca AL.pdf | 1.62 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.