00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IM - INSTITUTO DE MATEMÁTICA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IM Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - MATEMÁTICA - IM
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8020
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Literatura de cordel como recurso didático no ensino de poliedros
Título(s) alternativo(s): Cordel's literature as a teaching resource in the teaching of polyhedrons
Autor(es): Lopes, Anielly Ildefonso Santos
Primeiro Orientador: Oliveira, Carloney Alves de
metadata.dc.contributor.referee1: Flores , André Luiz
metadata.dc.contributor.referee2: Melo , Vanio Fragoso de
Resumo: Esta monografia tem como finalidade analisar de que forma a literatura de cordel pode estabelecer-se como um recurso didático para o ensino de poliedros no ensino fundamental. A necessidade principal em abordar esta temática se dá na tentativa de contrapor uma estrutura descontextualizada de ensino de matemática, que normalmente acontece sem significado e fundamentada na perspectiva de ensino bancário e reprodutor. Para tanto, de forma inicial, abordamos as definições e características do cordel e a sua possibilidade de ser um conteúdo interdisciplinar. Em um segundo momento, traremos as definições e conceitos de geometria e poliedros, e como este conteúdo pode ser trabalhado por meio da literatura de cordel. Não consideramos este trabalho como concluso, mas identificamos que apresenta como resultado sinais de que experiências didáticas pautadas em um processo de dialógico entre professor e aluno, bem como o exercício de trabalhar com o cordel na sala de aula, é um caminho para romper com o ensino de matemática numa perspectiva reprodutivista do conhecimento. Por fim, esperamos que, por meio desta experiência, os leitores possam encontrar um horizonte de possibilidades, os quais tornem possível um ensino de Matemática mais prazeroso e significativo para os alunos.
Abstract: This monograph aims to analyze how cordel literature can be established as a didactic resource for teaching polyhedra in elementary school. The main need to address this issue is in an attempt to counteract a decontextualized structure of mathematics education, which normally happens without meaning based on the perspective of banking and reproductive education. To do so, initially, we approach the definitions and characteristics of the cordel and its possibility of being an interdisciplinary content. In a second step, we will bring the definitions and concepts of geometry and polyhedra, and how this content can be worked through string literature. We do not consider this work as complete, but we identified that it presents as a result signs that didactic experiences based on a dialogical process between teacher and student, as well as the exercise of working with the cord in the classroom is a way to break with teaching. Of mathematics in a reproductive perspective of knowledge. Finally, we hope that through this experience, readers will be able to find a horizon of possibilities, which will make it possible to teach Mathematics more pleasurably and with meaning to students.
Palavras-chave: Literatura de cordel
Matemática
Ensino de poliedros
Cordel literature
Mathematics
Teaching of polyhedra
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA::GEOMETRIA E TOPOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Matemática
Citação: LOPES, Anielly Ildefonso Santos. Literatura de cordel como recurso didático no ensino de poliedros. 2021. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Instituto de Matemática, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2020.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8020
Data do documento: 31-jul-2020
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - MATEMÁTICA - IM

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Literatura de cordel como recurso didático no ensino de poliedros.pdf11.41 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.