06 CAMPUS SERTÃO 01 - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8017
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Dificuldades de aprendizagem na escrita: reflexões sobre a disgrafia e a disortografia
Autor(es): Nascimento, Juliana Silva do
Primeiro Orientador: Santos, Noélia Rodrigues dos
metadata.dc.contributor.referee1: Souza, Janayna Paula Lima de
metadata.dc.contributor.referee2: Voss, Lilian Kelly de Almeida Figueiredo
Resumo: É importante considerar que o educador precisa estar ciente das possíveis diversidades educacionais do seu discente, a fim de contribuir para uma aprendizagem pertinente e excepcional. Muitos estudantes têm dificuldades de aprendizagem específicas no desenvolvimento da escrita, apresentando disgrafia ou disortografia. Assim, partimos da seguinte questão: como intervir junto a estudantes que possuem disgrafia ou disortografia? Dessa forma, temos como objetivo compreender as dificuldades de aprendizagem da escrita disgráfica e disortografica, enfatizando o processo de escolarização dos alunos que as possuem. Dessa forma, este trabalho visa contribuir para um estudo de reconhecimento de ações que podem ter efeitos presentes na escrita e trata-se de um estudo teórico, em que foi utilizado o método de pesquisa bibliográfico, com a busca em livros e arquivos digitais, tais como Ferreiro (2011), Smith e Strick (2007), Hudson (2019), Cardoso e Sutil (2014), Telles, Lucio e Alcantara (2017), entre outros. Ao longo deste trabalho serão abordados conceitos sobre os aspectos gerais da escrita, da ortografia e da consciência fonológica, conceituaremos Disgrafia e Disortografia e discutiremos as possibilidades de intervenção na escola e refletiremos como ajudar um aluno disgráfico ou disortográfico em sala de aula.
Abstract: It is important to consider that the educator needs to be aware of the possible educational diversities of his student in order to contribute to a relevant and exceptional learning. Many students have specific learning difficulties in writing development, presenting dysgraphia or dysspelling. Thus, we start from the following question: how to intervene with students who have dysgraphia or dysspelling? Thus, we aim to understand the learning difficulties of dysgraphic and dysorthographic writing, emphasizing the schooling process of the students who have them. Thus, this work aims to contribute to a study of recognition of actions that may have effects present in writing and is a theoretical study, in which the bibliographic research method was used, with the search in books and digital files, such as Blacksmith (2011), Smith and Strick (2007), Hudson (2019), Cardoso and Sutil (2014), Telles, Lucio and Alcantara (2017), among others. Throughout this work, concepts about the general aspects of writing, spelling and phonological awareness will be addressed, we will conceptualize Dysgraphia and Dysspelling and discuss the possibilities of intervention in school and reflect how to help a dysgraphic or dysorthographic student in the classroom.
Palavras-chave: Educação
Dificuldade de aprendizagem
Escrita
Disgrafia
Disortografia
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Pedagogia
Citação: NASCIMENTO, Juliana Silva do. Dificuldades de aprendizagem na escrita: reflexões sobre a disgrafia e a disortografia. 2021. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Unidade Delmiro Gouveia - Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8017
Data do documento: 31-mai-2021
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dificuldades de aprendizagem na escrita reflexões sobre a disgrafia e a disortografia.pdf537.49 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.