06 CAMPUS SERTÃO 01 - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8016
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Formação de professores e educação inclusiva: vivências na residência pedagógica do curso de Pedagogia da UFAL
Autor(es): Silva, Maria Iviane Graça da
Primeiro Orientador: Santos, Noélia Rodrigues dos
metadata.dc.contributor.referee1: Sobral, Marcos Paulo de Oliveira
metadata.dc.contributor.referee2: Pereira, Rodrigo
Resumo: A formação de professores para uma Educação Inclusiva, neste tempo em que estamos, tem se tornado cada vez mais necessária, as demandas têm sido exigentes e os professores necessitam de formações específicas para promover a inclusão na sala de aula. Comumente, encontra-se ao logo da história muitos estudos referentes a Educação Inclusiva, leis assegurando-a, decretos, e as Escolas por um lado chegam até a compreender sua necessidade, é um avanço mesmo que ainda não seja o suficiente, pois, por outro lado, é também na prática onde estar o maior desafio, ainda que haja a integração das crianças com necessidades educacionais especiais, as atividades e recursos humanos e materiais que promovem o desenvolvimento necessário, é um ponto importante e frágil por sua carência na Escolas, levando as atividades muitas vezes estarem carentes de significados pedagógicos. Sendo assim, partimos do seguinte questionamento: De que maneira a atuação dos professores pode promover uma autêntica Educação Inclusiva, favorecendo o desenvolvimento integral dos estudantes? E temos como objetivo central nessa pesquisa relatar a experiência vivida com base na trajetória vivida no Programa Residência Pedagógica do Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) /Campus do sertão a partir da vivência em uma escola pública, refletindo acerca da inclusão de crianças com necessidades educacionais especiais em turma da sala regular de ensino. Para tanto, realizamos uma pesquisa empírica de caráter exploratória, por meio da experiência promovida através do Programa Residência Pedagógica. A coleta de dados foi realizada através do diálogo com a gestão da escola e com as professoras da turma, da ambientalização, das observações e intervenções nas aulas. Propondo, assim, apresentar contribuições do programa a partir das intervenções inclusivas, dialogando com alguns teóricos, concluindo com as atribuições ao que foi de extrema relevância nessa perspectiva foram as participações de crianças com transtorno do espectro autista nas aulas. Sob essa ótica, a Inclusão Escolar pode ser considerada como uma necessidade e um desafio, em constante oposição a uma educação que exclui.
Abstract: The training of teachers for Inclusive Education, at this time, has become increasingly necessary, the demands have been demanding, and teachers need specific training to promote inclusion in the classroom. Throughout history, there have been many studies on Inclusive Education, laws ensuring it, decrees, and schools have even come to understand the need for it. On the other hand, it is also in practice where the biggest challenge lies. Even though there is the integration of children with special educational needs, the activities and human and material resources that promote the necessary development are an important and fragile point due to the lack of resources in schools, which often leads to activities lacking pedagogical meaning. Therefore, we started from the following question: In what way can the performance of teachers promote an authentic Inclusive Education, favoring the integral development of students? And our main goal in this research is to report the experience based on the trajectory lived in the Pedagogical Residency Program of the Pedagogy Undergraduate Course at the Federal University of Alagoas (UFAL)/Campus of the Sertão, from the experience in a public school, reflecting on the inclusion of children with special educational needs in a regular classroom. To do so, we conducted exploratory empirical research, through the experience promoted by the Pedagogical Residency Program. Data collection was carried out through dialogue with the school management and with the teachers of the class, the environmentalization, observations, and interventions in the classes. Thus, we propose to present the contributions of the program based on the inclusive interventions, dialoguing with some theorists, concluding with the attributions to what was extremely relevant in this perspective was the participation of children with autistic spectrum disorder in the classes. From this point of view, School Inclusion can be considered a necessity and a challenge, in constant opposition to an education that excludes.
Palavras-chave: Formação docente
Programa Residência Pedagógica
Universidade Federal de Alagoas – UFAL
Campus do sertão
Licenciatura em Pedagogia
Educação inclusiva
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Pedagogia
Citação: SILVA, Maria Iviane Graça da. Formação de professores e educação inclusiva: vivências na residência pedagógica do curso de Pedagogia da UFAL. 2021. 73 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Unidade Delmiro Gouveia - Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8016
Data do documento: 25-mai-2021
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.