00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) 02 EDUFAL - EDITORA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS CIÊNCIAS HUMANAS Livros de Educação - EDUFAL
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8011
Tipo: E-book
Título: Educação, saúde, direito e cidadania: reflexões para o enfrentamento da covid-19
Autor(es): Miura, Paula Orchiucci (org.)
Oliveira, Adélia Augusta Souto de (org.)
Resumo: Apresentamos 12 capítulos que se dedicam a refletir sobre a pandemia da COVID-19 e os desafios para o seu enfrentamento, no campo interdisciplinar da Educação, Saúde, Direito, Filosofia em diversos contextos brasileiros, latino-americanos e europeus, com diferentes populações: adolescentes, jovens, profissionais de saúde, LGBTQIA+ e carcerária. A diversidade teórica, epistemológica e metodológica marca esta proposta, postura fundamental e orientadora para os tempos de pandemia e de aprofundamento da desigualdade social no mundo e de questionamentos científicos, econômicos, filosóficos e humanitários. Em meados de fevereiro de 2020 foi decretada no Brasil a pandemia, ocasionada pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2). Como forma de conter o avanço da doença e a consequente morte de pessoas, orientações foram divulgadas e reforçadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS), dentre as quais o distanciamento físico. Todo esse cenário impactou as relações macro e microssociais, afetou a saúde física e mental das pessoas, abateu a economia do mundo todo, gerou pânico, receios, incertezas. A virtualidade passou a mediar às relações de forma potencializada. A proximidade começou a ser encarada como ameaça de contágio. Os afetos precisaram ser expressos e experienciados de outras maneiras, superando a barreira física imposta. Reinventaram-se modos de exercícios de humanidades. Muitos planos foram protelados. Muitos sonhos acabaram. Muitas vidas arrasadas. Muitas mortes anunciadas. Como podemos enfrentar essa situação que assola o mundo? Como manter nossa potência de vida sem sermos arrasados por este tsunami? Como não padecer nesse cenário estarrecedor? Como superarmos as determinações, inicialmente biológicas que se exprairam às dimensões psicossociais, econômicas e ambientais. Essas são as questões que nortearam as reflexões aqui propostas.
Abstract: null
Palavras-chave: Covid-19 – Educação
Ensino remoto
Psicologia escolar
Saúde Pública
Fake news
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Editora da Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: EDUFAL
Citação: MIURA, Paula Orchiucci; OLIVEIRA, Adélia Augusta Souto de (org.). Educação, saúde, direito e cidadania: reflexões para o enfrentamento da covid-19. Maceió: EDUFAL, 2021. E-book (147p.). ISBN 978-65-5624-042-8.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8011
Data do documento: 2021
Aparece nas coleções:Livros de Educação - EDUFAL

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Educação, saúde, direito e cidadania reflexões para o enfrentamento da covid-19.pdf4.81 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.