06 CAMPUS SERTÃO 01 - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8008
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Narrativas e histórias de um professor universitário surdo e sua relação com estudantes ouvintes
Autor(es): Silva, Mariana Madalena da
Primeiro Orientador: Voss, Lílian Kelly De Almeida Figueiredo
metadata.dc.contributor.referee1: Santos, Noélia Rodrigues dos
metadata.dc.contributor.referee2: Pereira, Rodrigo
Resumo: O presente estudo tem a finalidade de mostrar que em meio as inúmeras barreiras impostas pela sociedade ouvinte, o surdo é capaz de inserir-se no mercado de trabalho e ser um excelente profissional. Neste contexto, o objetivo central do trabalho recai sobre a atuação de um professor surdo no ensino de Libras no ensino superior, conforme prevê o Decreto 5.626/2005. O objetivo central do trabalho foi compreender a trajetória educacional e a trajetória profissional de um professor surdo na universidade. Através disso buscamos analisar quais os empecilhos que um docente universitário surdo enfrentou ao longo de sua vida. Por isso, objetivamos apresentar reflexões sobre a abordagem qualitativa com a perspectiva de análise narrativa, uma vez que para compreender o próprio material de pesquisa percorremos brevemente sobre a história da educação dos surdos e ao longo do trabalho foram analisadas as narrativas dos participantes da pesquisa para entender melhor como aconteceu a trajetória educacional do professor surdo universitário e sua relação com seus alunos ouvintes na disciplina de Libras no curso de Pedagogia da Universidade Federal de Alagoas – Campus do Sertão. Com isso, observamos com esse estudo narrativo a importância do conhecimento acerca da docência de Libras e que independente de sua perda auditiva o professor surdo pode, deve e consegue ministrar aulas de Libras para alunos ouvintes em qualquer modalidade de ensino.
Abstract: The present study aims to show that in the midst of the numerous barriers imposed by the listening society, the deaf is able to enter the job market and be an excellent professional. In this context, the central objective of the work falls on the performance of a deaf teacher in the teaching of Libras in higher education, as provided by Decree 5.626 / 2005. The main objective of the work was to understand the educational trajectory and the professional trajectory of a deaf professor at the university. Through this, we seek to analyze the obstacles that a deaf university professor faced during his life. Therefore, we aim to present reflections on the qualitative approach with the perspective of narrative analysis, since to understand the research material itself we briefly cover the history of education for the deaf and throughout the work, the narratives of the research participants were analyzed to better understand how the educational trajectory of the deaf university professor happened and his relationship with his hearing students in the Libras discipline in the Pedagogy course at the Federal University of Alagoas - Campus do Sertão. With this, we observed with this narrative study the importance of knowledge about teaching Libras and that regardless of their hearing loss, the deaf teacher can, should and can teach Libras classes to hearing students in any teaching modality.
Palavras-chave: Educação especial
Educação inclusiva
Professor surdo
Alunos ouvintes
Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Pedagogia
Citação: SILVA, Mariana Madalena da. Narrativas e histórias de um professor universitário surdo e sua relação com estudantes ouvintes. 2021. 79 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Unidade Delmiro Gouveia - Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2020.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8008
Data do documento: 19-mar-2021
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Narrativas e histórias de um professor universitário surdo e sua relação com estudantes ouvintes.pdf1.18 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.