06 CAMPUS SERTÃO 01 - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8002
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Santos, Noélia Rodrigues dos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5674284994338873pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Janaíla dos Santos-
dc.contributor.referee2Pereira, Rodrigo-
dc.creatorSantos, Alice Carla dos-
dc.date.accessioned2021-09-22T13:03:46Z-
dc.date.available2021-09-22-
dc.date.available2021-09-22T13:03:46Z-
dc.date.issued2021-05-27-
dc.identifier.citationSANTOS, Alice Carla dos. Motivação no ensino superior: um estudo de caso com estudantes do curso de Pedagogia da UFAL Campus do Sertão. 2021. 82 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Unidade Delmiro Gouveia - Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8002-
dc.description.abstractMotivation is part of different human behaviors, providing changes in the actions of individuals so that they can achieve their goals. In the educational scenario, it is a determining factor for learning, as it contributes to the student to invest and complete their studies. In this work, to understand the motivation, we dialogue with Bergamini (1990), Bzuneck (2001; 2010), Campos (2011), Crestani (2015), Fita (1999), Lefrançois (2008), Libâneo (2010), Neves and Boruchovich (2004), and more. Considering the importance of motivation in the educational context, the following question arose: what motivates students in the Pedagogy course at UFAL - Campus Sertão to invest, stay and complete the course? Based on this issue, we aim to identify and reflect on the motivation of students of Pedagogy at UFAL - Campus Sertão, emphasizing their relationship with professional training. Thus, a case study and a mixed quali/quantitative method research were used. 148 Pedagogy undergraduate students participated of the research and a questionnaire was used for data collection. The data collection took place in March 2019.The data collected allowed the elaboration and analysis of 4 axes, namely: 1) the choice of the course; 2) the degree of motivation to study Pedagogy; 3) the Motivational Factors within the course; and 4) Motivation and professional training. It was possible to identify the reasons that led to the choice of the Pedagogy course, to investigate the student's motivation, as well as to analyze which factors favored or not for the permanence in the course and, finally, to observe the students' perceptions regarding the importance and contribution of the motivation for vocational training. Such investigations are expected to signal new ways of working, understanding and fostering the debate about motivation in higher education.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Pedagogiapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação superiorpt_BR
dc.subjectUniversidade Federal de Alagoas - UFALpt_BR
dc.subjectCampus do sertãopt_BR
dc.subjectCurso de Pedagogiapt_BR
dc.subjectMotivaçãopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO::CURRICULOS ESPECIFICOS PARA NIVEIS E TIPOS DE EDUCACAOpt_BR
dc.titleMotivação no ensino superior: um estudo de caso com estudantes do curso de Pedagogia da UFAL Campus do Sertãopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoA motivação situa-se nas diferentes condutas humanas, propiciando movimento nas ações dos indivíduos para que possam alcançar suas metas. No cenário educacional, é um fator determinante para que a aprendizagem ocorra, pois contribui para que o estudante invista e conclua os estudos. Nesse trabalho, para compreender a motivação dialogamos com Bergamini (1990), Bzuneck (2001; 2010), Campos (2011), Crestani (2015), Fita (1999), Lefrançois (2008), Libâneo (2010), Neves e Boruchovich (2004), entre outros. Considerando a importância da motivação no contexto educacional, surgiu o seguinte questionamento: O que motiva os estudantes do curso de Pedagogia da UFAL/Campus do Sertão a investir, permanecer e concluir o curso? Com base nesta problemática, buscamos identificar e refletir sobre a motivação dos estudantes de Pedagogia da UFAL/Campus do Sertão, enfatizando sua relação com a formação profissional. Destarte, elencou-se um estudo de caso e uma pesquisa de método misto quali- quantitativo. Foram sujeitos da pesquisa 148 estudantes matriculados no curso de Licenciatura em Pedagogia e utilizou-se um questionário como instrumentos de coleta de dados. A coleta de dados ocorreu em março de 2019. Os dados coletados permitiram a elaboração e análise de 4 eixos, a saber: 1) A escolha do curso, 2) O grau de motivação para cursar Pedagogia, 3) Os Fatores Motivacionais dentro do curso e 4) A Motivação e formação profissional. Assim, foi possível identificar os motivos que levaram a escolha do curso de Pedagogia, investigar a motivação do estudante, como também analisar quais fatores favorecem ou não para a permanência do curso e por último observar as acepções dos estudantes diante da importância e contribuição da motivação para a formação profissional. Desse modo, espera-se que tais investigações sinalizem novas formas de se trabalhar, entender e fomentar o debate acerca da motivação no ensino superior.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.