00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FSSO - FACULDADE DE SERVIÇO SOCIAL TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - FSSO Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - SERVIÇO SOCIAL - FSSO
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/7991
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Barretto, Elvira Simões-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8938462538963163pt_BR
dc.contributor.referee1Mesquita, Andréa Pacheco de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4650800559351106pt_BR
dc.contributor.referee2Santos, José Ilson Lourenço dos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3818034661164049pt_BR
dc.creatorQueroz, Maria Fernanda da Silva de-
dc.creatorRocha, Maria Joaquina do Nascimento-
dc.date.accessioned2021-09-22T02:46:34Z-
dc.date.available2021-09-21-
dc.date.available2021-09-22T02:46:34Z-
dc.date.issued2021-05-13-
dc.identifier.citationQUEROZ, Maria Fernanda da Silva de; ROCHA, Maria Joaquina do Nascimento. Questões de Gênero e Direitos Humanos no Plano Nacional de Educação 2014/2024. 2021. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Serviço Social)- Faculdade de Serviço Social, Curso de Serviço Social, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/7991-
dc.description.abstractThe objective of this work is to analyze gender and human rights issues present in the National Education Plans (PNE's) of the 2000/2010 and 2014/2024 decades, since these plans are configured as the main educational public policy in Brazil, indicating for the periods they deal with pertinent discussions in the school context, considering the school as a space of multiple social diversity and construction of reflective-critical thinking. In order to make this possible, we used bibliographic searches, ranging from more classic books to more contemporary ones, from different and renowned authors, who discussed the theme in a more critical way and with a vision that resembled ours, in addition to these. we also brought research based on documents from educational and constitutional programs, made available on government websites and in public and / or virtual libraries. Thus, the work addresses the importance of international human rights treaties in defending the rights of women and transgender people in education, which showed that Brazilian legislation has not yet comprehensively addressed this issue, despite PNE's, international treaties and public policies debating about respect and tolerance for the presence of women and transgender people in school environments.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Serviço Socialpt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectIgualdade de gêneropt_BR
dc.subjectPlano Nacional de Educaçãopt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectGendere qualitypt_BR
dc.subjectNational Education Planpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIALpt_BR
dc.titleQuestões de Gênero e Direitos Humanos no Plano Nacional de Educação 2014/2024pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO objetivo deste trabalho consiste na análise de questões de gênero e direitos humanos presentes nos Planos Nacionais de Educação (PNE’s) das décadas de 2000/2010 e 2014/2024, visto que tais planos se configuram como a principal política pública educacional no Brasil, indicando para os períodos de tratam as discussões pertinentes no âmbito escolar, considerando a escola como espaço de múltipla diversidade social e de construção do pensamento reflexivo-crítico. Para que a realização deste se fizesse possível nos utilizamos de pesquisas bibliográficas buscando desde livros mais clássicos aos mais contemporâneos, de autores diversos e renomados, aos quais debatessem a temática de uma forma mais crítica e com uma visão que se assemelhasse á nossa, além destes trouxemos também pesquisa baseada em documentos de programas educacionais e constitucionais, disponibilizados nos sites governamentais e em bibliotecas públicas e/ou virtuais. Destarte, o trabalho aborda a importância dos tratados internacionais de direitos humanos na defesa dos direitos das mulheres e transgêneros na educação, o que evidenciou que a legislação brasileira ainda não contemplou de forma abrangente esta temática, apesar dos PNE’s, tratados internacionais e políticas públicas debaterem acerca do respeito e tolerância a presença das mulheres e transgêneros nos ambientes escolares.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - SERVIÇO SOCIAL - FSSO

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Questões de Gênero e Direitos Humanos no Plano Nacional de Educação 2014/2024.pdf437.14 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.