06 CAMPUS SERTÃO 01 - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - ENGENHARIA CIVIL - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/7982
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Análise de manifestações patológicas de pavimentos asfálticos em trechos de bairros no município de Paulo Afonso - BA
Autor(es): Batista, Priscila Manuela da Silva
Primeiro Orientador: Almeida, Dayvson Carlos Batista de
metadata.dc.contributor.referee1: Santos, Rogério de Jesus
metadata.dc.contributor.referee2: Cavalcanti, Natália Alexandre de Holanda
Resumo: No Brasil, o transporte de cargas e passageiros ocorre predominantemente através de rodovias, sendo 60% de toda mercadoria brasileira utilizando o transporte rodoviário, o que torna o país dependente das mesmas com boas condições. É preciso redefinir prioridades, e implementar medidas que garantam de fato a recuperação da economia, a retomada da oferta de empregos e a segurança em todos os sentidos. Dessa forma, faz-se necessário melhorar a qualidade de nossas rodovias, reduzindo, assim, os acidentes e as mortes, o consumo de combustível e o desgaste dos veículos, entre outros desperdícios. É preciso determinar causas patológicas do pavimento urbano, verificando técnicas para caracterização das condições de superfície dos pavimentos, condições de drenagem e tráfego atuante. Buscando diagnósticos que permita estabelecer as condições reais de conservação das vias, através da realização de levantamentos visuais, dando enfoque na posição do poder público diante do problema. O trabalho busca fazer uma avaliação visual das manifestações patológicas encontradas em trechos de pavimentos urbanos no município de Paulo Afonso/BA. A fim de construir uma revisão bibliográfica, foram abordadas referências teóricas e normativas relevantes para o estudo do caso. Foram identificados durante a análise em campo problemas como panelas, trincas, afundamentos, dentre outras manifestações patológicas, estas que têm como principais causas, falhas de execução e de projeto, falta de manutenção adequada e má conservação do pavimento. Como ferramenta de análise, foi utilizado o aplicativo para smartphone SmartIRI. Desenvolvido por Almeida (2018) na Universidade Federal do Ceará, o aplicativo fornece valores de irregularidade longitudinal (IRI), velocidade e coordenadas de um levantamento. Ao utilizar o SmartIRI, obteve-se uma resposta quanto ao conforto do usuário ao trafegar as vias em estudo: Av. Moxotó, Av. Beira Rio, Rua Campos Sales, Av. do Aeroporto, e a Av. Getúlio Vargas. Dessa forma, foi possível complementar a análise junto aos resultados encontrados visualmente em campo. Dentre os valores medidos, observou-se um IRI médio classificado como bom, isto é, 2 ≤ IRI ≤ 4, em todos os trechos avaliados. Apesar de os resultados do aplicativo serem satisfatórios, através da inspeção visual foi verificada a ocorrência regular de defeitos, apontando para uma necessidade de intervenção imediata, principalmente na Rua Campos Sales, em que, segundo o SmartIRI, 25% do trecho apresenta classificação regular, e na Avenida Beira Rio, em que, segundo o SmartIRI, 15,38% do trecho é classificada como regular.
Abstract: In Brazil, the major mode of tranportation of goods and passengers is by roads, with 60% of all Brazilian goods using the road transport, what makes the country dependent of these roads with good conditions. It's necessary to reset priorities and implement measures that assure the recovery of the economy, the resumption of the job offers and the security in all ways. Therefore it's necessary to improve the quality of our highways, thus reducing the accidents, deaths, fuel consumption and the wear and tear on the vehicles, among other wastes. It's required to define the pathological causes of urban pavement, verifying techniques for characterizing the surface conditions of the pavements, drainage conditions and active traffic. Searching for diagnoses that allow the establishment of the real conditions of the roads conservation, through the realization of visual surveys. Focusing on the position of the public power in the face of the problem. The work seeks to make a visual assessment of the pathological manifestations found in stretches of urban pavements in the city of Paulo Afonso / BA. In order to build a literature review, theoretical and normative references relevant to the case study were addressed. Problems such as pans, cracks, sinking, among other pathological manifestations were identified during the field analysis, which have as main causes, execution and design failures, lack of proper maintenance and poor pavement conservation. As an analysis tool, the SmartIRI smartphone application was used. Developed by Almeida (2018) at the Federal University of Ceará, the application provides values for longitudinal irregularity (IRI), velocity and coordinates of a survey. When using SmartIRI, an answer was obtained regarding the user's comfort when traveling the roads under study: Av. Moxotó, Av. Beira Rio, Rua Campos Sales, Av. do Aeroporto, and Av. Getúlio Vargas. Thus, it was possible to complement the analysis with the results found visually in the field. Among the measured values, there was an average IRI classified as good, that is, 2 ≤ IRI ≤ 4, in all evaluated stretches. Although the results of the application are satisfactory, the regular occurrence of defects was verified through visual inspection, pointing to a need for immediate intervention, especially on Rua Campos Sales, where, according to SmartIRI, 25% of the stretch has regular classification, and on Avenida Beira Rio, where, according to SmartIRI, 15.38% of the stretch is classified as regular.
Palavras-chave: Manifestações patológicas
Pavimentação
Aplicativo SmartIRI
Paulo Afonso - Bahia
Pathological manifestations
Floor
SmartIRI application
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL::INFRA-ESTRUTURA DE TRANSPORTES::RODOVIAS PROJETO E CONSTRUCAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Engenharia Civil
Citação: BATISTA, Priscila Manuela da Silva. Análise de manifestações patológicas de pavimentos asfálticos em trechos de bairros no município de Paulo Afonso - BA. 2021. 74 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) - Unidade Delmiro Gouveia - Campus do Sertão, Curso de Engenharia Civil, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/7982
Data do documento: 27-mai-2021
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - ENGENHARIA CIVIL - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.