00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Artigos publicados em periódicos - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/7979
Tipo: Artigo de Periódico
Título: A produção científica sobre jogos digitais na educação física escolar: o que dizem os periódicos nacionais?
Título(s) alternativo(s): Scientific production about digital games in school physical education: what do national journals say?
Autor(es): Ferreira, José Ricardo Lopes
Pimentel, Fernando Silvio Cavalcante
Resumo: Este artigo se propõe debater a respeito da produção acadêmica-científica inerente aos jogos digitais e a Educação Física Escolar. Para tal, foram analisados artigos científicos publicados nos periódicos nacionais no campo da Educação Física. A pesquisa em tela possui um caráter qualitativo, já que opera uma Revisão Sistemática da Literatura. Como critério para a seleção dos periódicos estudados, foram priorizados aqueles voltados área de estratificação da Educação Física, com Qualis A e B de acordo com a avaliação da CAPES (2013-2016) no recorte temporal compreendido entre 2015 e 2019. Foram selecionados cinco artigos. Observa-se que os estudos empíricos apresentam uma predileção a jogos que possuem movimentos ativos, como exergames e jogos de realidade aumentada. Os estudos teóricos se ocupam em problematizar os jogos digitais como elementos culturais imateriais que possuem uma linguagem própria capaz de produzir sentidos e significados a partir dos processos interativos. Ademais, foi identificada a necessidade de desenvolver estudos nos âmbitos dos serious games e dos e-Sports. Por fim, sugere-se uma RSL mais abrangente, contemplando os anais de eventos e as teses e dissertações.
Abstract: This article proposes to debate about the academic scientific production inherent to digital games and Physical Education in Schools. To this end, scientific articles published in national journals in the field of Physical Education were analyzed. The screen research has a qualitative character, since it operates a Systematic Literature Review. As a criterion for the selection of the studied journals, priority was given to those focused on the stratification area of Physical Education, with Qualis A and B according to the CAPES assessment (2013-2016) in the time frame between 2015 and 2019. Five articles were selected. It is observed that empirical studies have a predilection for games that have active movements, such as exergames and augmented reality games. Theoretical studies are concerned with problematizing digital games as immaterial cultural elements that have their own language capable of producing senses and meanings based on interactive processes. In addition, the need to develop studies in the areas of serious games and e-Sports was identified. Finally, a more comprehensive RSL is suggested, covering the annals of events and theses and dissertations.
Palavras-chave: Educação
Tecnologias digitais
Education
Digital technologies
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Centro Universitário Internacional
Sigla da Instituição: UNINTER
Citação: FERREIRA, José Ricardo Lopes; PIMNTEL, Fernando Silvio Cavalcante. A produção científica sobre jogos digitais na educação física escolar: o que dizem os periódicos nacionais? Revista Intersaberes. Curitiba. v 16. n 37. p 352-366.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/7979
Data do documento: jan-2021
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos - CEDU



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.