06 CAMPUS SERTÃO 01 - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/7974
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Almeida, Giseliane Medeiros-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1024832298280805pt_BR
dc.contributor.referee1Voss, Lilian Kelly de Almeida Figueiredo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9971525425067763pt_BR
dc.contributor.referee2Bastos, Ana Paula Solino-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3715942503605367pt_BR
dc.creatorFeitosa, Nayara Emmanuela Batista-
dc.creatorSantos, Marluce Barros Dias dos-
dc.date.accessioned2021-09-15T18:18:29Z-
dc.date.available2021-09-15-
dc.date.available2021-09-15T18:18:29Z-
dc.date.issued2020-12-15-
dc.identifier.citationFEITOSA, Nayara Emmanuela Batista; SANTOS, Marluce Barros Dias dos. As múltiplas linguagens da criança: relato de experiência em estágio na educação infantil. 2021. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Unidade Delmiro Gouveia - Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/7974-
dc.description.abstractThis work addresses the relationship between multiple languages at school, with the main objective of showing its importance for the development and learning of children, of studying about pedagogical strategies in the scope of children's education, this work intended to conclude the course ( CBT), present experiences lived by students of the Pedagogy Course of the Federal University of Alagoas (UFAL) in a supervised internship at the Municipal Nursery of Água Branca, Alagoas. The methodology is of a qualitative nature with an emphasis on bibliographic approach and analysis of supervised internship report. The communication difficulties between the children at the daycare center and between them and their caregivers was the main motivator of this work. Bearing in mind that it is an environment that can favor learning and development through languages, we use the nursery as an environment that fosters children's learning and development. Allowing them to have meaningful experiences and learn from them, we can then consider that working with multiple languages in Early Childhood Education is of paramount importance for the integral development of the child through pedagogical activities that contemplate their specificities and that consider them as potent in educational processes. investigation in their daily lives. The results show us the need to implement the axes related to interactions and games as essential to promote child development.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Pedagogiapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectMúltiplas linguagenspt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subjectChildpt_BR
dc.subjectChild educationpt_BR
dc.subjectMultiple languagespt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOpt_BR
dc.titleAs múltiplas linguagens da criança: relato de experiência em estágio na educação infantilpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoEste trabalho aborda a relação entre as múltiplas linguagens na escola, tendo como principal objetivo mostrar sua importância para o desenvolvimento e aprendizagem das crianças, de estudar sobre estratégias pedagógicas no âmbito da educação de crianças, pretendeu-se, neste trabalho de conclusão de curso (TCC), apresentar experiências vividas por alunas do Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) em estágio supervisionado na Creche Municipal de Água Branca, Alagoas. A metodologia é de cunho qualitativa com ênfase em abordagem bibliográfica e análise de relatório de estágio supervisionado. As dificuldades de comunicação entre as crianças da creche e destas com os seus cuidadores foi o principal motivador deste trabalho. Tendo em vista que é um ambiente que pode favorecer a aprendizagem e o desenvolvimento através das linguagens, utilizamos a creche como um ambiente propulsor da aprendizagem e desenvolvimento das crianças. Permitindo que as mesmas tenham experiências significativas e aprendam com elas, podemos então considerar que trabalhar as múltiplas linguagens na Educação Infantil é de suma importância para o desenvolvimento integral da criança através de atividades pedagógicas que contemplem suas especificidades e que às considerem como potentes em processos de investigação em seu cotidiano. Os resultados nos mostram a necessidade de implementação dos eixos referentes as interações e brincadeiras como primordiais para promoção do desenvolvimento infantil.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
As múltiplas linguagens da criança relato de experiência em estágio na educação infantil.pdf1.52 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.