06 CAMPUS SERTÃO 01 - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/7972
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Almeida, Giseliane Medeiros-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1024832298280805pt_BR
dc.contributor.referee1Barbalho, José Ivamilson Silva-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5624008859123566pt_BR
dc.contributor.referee2Gomes, Sandro José-
dc.creatorSantos, Thamires Pereira dos-
dc.date.accessioned2021-09-15T16:09:08Z-
dc.date.available2021-09-15-
dc.date.available2021-09-15T16:09:08Z-
dc.date.issued2021-02-24-
dc.identifier.citationSANTOS, Thamires pereira dos. A educação de jovens e adultos em privação de liberdade: reflexões a partir da perspectiva do gestor de um presídio na Bahia. 2021. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Unidade Delmiro Gouveia - Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/7972-
dc.description.abstractThis study aimed to reflect the education of young people and adults deprived of liberty, reflecting the role of education in the process of social reintegration in the regional prison of Paulo Afonso, Bahia, from the perspective of the manager. The research aims to understand how education works in this prison, to analyze the role of education in the process of social reintegration and to understand what are the challenges and possibilities of EJA teaching activities in the prison system. The methodology used to carry out the work was theoretical research, reflecting the relationship between education and the prison system, such as Leme (2007), Onofre (2007); Silva (2011), among others, and through a case study involving a virtual interview conducted with the presidio manager, allowing an analysis of the complex and pragmatic prison system. We problematize, so in fact, whether reintegration is possible and what is the role of education in this process. The issues addressed in the research will allow the academic community to have knowledge about the particularities of education in the prison system, to promote other studies on this theme. In this sense, school education stands out among the grades as an alternative for social reintegration, considering that it has limits not solving all problems, but it can be a path for this transformation. However, in an environment with prison it can be considered that the school can fulfill its function since education expands the possibilities of social insertion outside the bars. Being able to contribute so that the detainee having freedom obtains better posts in society and is not a criminal repeat offender.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Pedagogiapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação de Jovens e Adultos – EJApt_BR
dc.subjectReintegração socialpt_BR
dc.subjectSistema prisionalpt_BR
dc.subjectPresídio Regional de Paulo Afonso - Bahiapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectRessocializaçãopt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectSchoolpt_BR
dc.subjectPrisonpt_BR
dc.subjectReintegrationpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOpt_BR
dc.titleA educação de jovens e adultos em privação de liberdade: reflexões a partir da perspectiva do gestor de um presídio na Bahiapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho objetivou refletir a educação de jovens e adultos privados de liberdade, refletindo o papel da educação no processo de reintegração social no presídio regional de Paulo Afonso, Bahia, a partir da perspectiva do gestor. A pesquisa tem como objetivos compreender como funciona a educação neste presidio, analisar qual o papel da educação no processo de reintegração social e perceber quais são os desafios e possibilidades de atuação docente da EJA no sistema prisional. A metodologia utilizada para realização do trabalho foi pesquisas teóricas, refletindo a relação entre educação e sistema prisional, como Leme (2007), Onofre (2007); Silva (2011), dentre outros, e mediante a um estudo de caso envolvendo entrevista virtual realizada com o gestor do presidio, permitindo uma análise do complexo e pragmático sistema prisional. Problematizamos, assim de fato se a reintegração é possível e qual o papel da educação nesse processo. As questões abordadas na pesquisa permitirão que a comunidade acadêmica tenha conhecimento acerca das particularidades do ensino no sistema prisional, para fomentar outros estudos em torno desta temática. Nesse sentido, destaca-se a educação escolar entre as grades, enquanto uma alternativa de reintegração social, considerando que está possui limites não resolvendo todos os problemas, mas pode ser um caminho para essa transformação. No entanto, num ambiente com a prisão pode se cogitar que a escola pode cumprir a sua função visto que a educação amplia as possibilidades da inserção social fora das grades. Podendo contribuir para que o detento ao ter liberdade consiga melhores postos na sociedade e não seja um reincidente criminal.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.