06 CAMPUS SERTÃO 01 - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA
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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Homens atuam na educação infantil? um estudo de caso a partir do acesso, permanência, evasão e atuação do docente masculino
Autor(es): Silva, Janailsom Nunes da
Primeiro Orientador: Almeida, Giseliane Medeiros
metadata.dc.contributor.referee1: Santos, Ana Cristina Conceição
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Maria Aparecida
Resumo: O trabalho docente dedicado à infância é uma área ocupada por mulheres. Já a presença de homens na Educação Infantil é um fenômeno raro. São poucas as pesquisas que procuram evidenciar o trabalho de professores homens nesse espaço. Esta pesquisa teve como objetivo analisar o percurso formativo de discentes do sexo masculino matriculados no curso de pedagogia da UFAL entre 2017 á 2019, descrevendo as possibilidades e dificuldades de atuação na Educação Infantil, destacando as razões históricas e sociais que tem contribuído para desenvolver preconceitos acerca do gênero masculino na Educação Infantil, desmistificando e esclarecendo padrões de gênero relativo à profissão docente. Utilizando-se da abordagem qualitativa, juntamente com a realização de uma entrevista semiestruturada com 12 discentes do gênero masculino, matriculados no curso de pedagogia da UFAL SERTÃO, com a coordenadora do curso e com 03 professores que atuam na Educação Infantil. A pesquisa tem como problema, entender como funciona o acesso, permanência, evasão e conclusão de alunos do curso de pedagogia da UFAL e quais são as possibilidades e dificuldades daqueles egressos que já atuam como docente na Educação Infantil? A metodologia traçada para atingir os objetivos da pesquisa é de natureza qualitativa, do tipo semiestruturada. Como procedimentos da coleta de dados foram utilizados na entrevista um questionário composto de perguntas abertas para cada publico alvo. De acordo com a contribuição dos professores, percebemos que de fato é possível homem atuar enquanto educador de crianças pequenas, desde que o mesmo tenha uma formação que tenha lhe passado uma preparação adequada e que as práticas pedagógicas desses professores são de extrema importância na constituição física, intelectual, moral e social das crianças, no entanto, possuem capacidade de desenvolver o seu papel de educador tão bem quanto às mulheres. Em suma, quanto mais professores homens surgir nesse campo de atuação, melhor será para a equidade de gêneros e desconstrução dos referenciais, promovendo assim, permanente ressignificação de espaços e papéis sociais.
Abstract: Teaching work dedicated to childhood is a area occupied by women. The presence of men in Early Childhood Education is a rare phenomenon. There are few studies that seek to highlight the work of male teachers in this space. This research aimed to analyze the training path of male students enrolled in the UFAL pedagogy course between 2017 and 2019, describing the possibilities and difficulties of acting in Early Childhood Education, highlighting the historical and social reasons that have contributed to develop prejudices about of the male gender in Early Childhood Education, demystifying and clarifying gender standards related to the teaching profession. Using the qualitative approach, together with a semi-structured interview with 12 male students, enrolled in the pedagogy course at UFAL-SERTÃO, with the course coordinator and with 03 teachers who work in Early Childhood Education. The problem of research is to understand how access, permanence, dropout and completion of students of the UFAL pedagogy course work and what are the possibilities and difficulties of those graduates who already work as a teacher in Early Childhood Education? The methodology designed to achieve the research objectives is of a qualitative nature, of the semi-structured type. The dates collection procedures, a questionnaire composed of open questions for each target audience was used in the interview. According to the contribution of the teachers, we realize that it is indeed possible for a man to act as an educator for young children, as long as he has training that has given him adequate preparation and that the pedagogical practices of these teachers are extremely important in the physical constitution , intellectual, moral and social aspects of children, however, have the capacity to develop their role as educators as well as women. In short, the more male teachers that emerge in this acting field, the better it will be for gender equity and deconstruction of references, thus promoting a permanent resignification of spaces and social roles.
Palavras-chave: Educação infantil
Homem na pedagogia
Formação docente
Preconceito
Curso de Pedagogia
Universidade Federal de Alagoas - UFAL
Campus do sertão
Early Childhood Education
Man in pedagogy
Performance
Small children
Prejudice
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Pedagogia
Citação: SILVA, Janailsom Nunes da. Homens atuam na educação infantil? um estudo de caso a partir do acesso, permanência, evasão e atuação do docente masculino. 2021. 103 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Unidade Delmiro Gouveia - Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2020.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/7971
Data do documento: 15-dez-2020
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