06 CAMPUS SERTÃO 01 - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/7968
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Costa, Adriana Deodato-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1255535640681913pt_BR
dc.contributor.referee1Santos, Ana Cristina Conceição-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0129621604933538pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Ricardo da-
dc.creatorQueiroz, Joice Rafaela Gomes-
dc.date.accessioned2021-09-14T17:29:02Z-
dc.date.available2021-09-14-
dc.date.available2021-09-14T17:29:02Z-
dc.date.issued2020-12-21-
dc.identifier.citationQUEIROZ, Joice Rafaela Gomes. O debate em torno da profissionalização docente no Brasil. 2021. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Unidade Delmiro Gouveia - Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/7968-
dc.description.abstractThis work addresses the view of the teaching profession. The general objective of this work is to analyze the debate around teacher professionalization in Brazil and as specific objectives to understand the main implications in the training of these agents and differentiate the profession of teacher professionalization. The theoretical framework used, brings to light authors such as Costa (1995), Melo (2007), Sá and Neto (2016), Sarti (2019), Dassoler and Lima (2012) and others. To understand the debate about the teaching profession, qualitative and documentary research was used, since the analysis of texts, articles and historical documents made it possible to understand the reality of teaching professionalization in Brazil. The readings of the texts reveal the precariousness of teacher training since its inception with the division of classes and how they were offered (in their beginnings) until the exact moment when it becomes mandatory. The discussions present in the text point out weaknesses in the scope of teacher training and serve as an alert for the current situation in the country's professional education.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Pedagogiapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectProfissionalização docentept_BR
dc.subjectProfissão docentept_BR
dc.subjectDocentept_BR
dc.subjectBrasilpt_BR
dc.subjectProfessionpt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectTeacher professionalizationpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULOpt_BR
dc.titleO debate em torno da profissionalização docente no Brasilpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoEste trabalho aborda o olhar acerca da profissão docente. O objetivo geral deste trabalho é analisar o debate em torno da profissionalização docente no Brasil e como objetivos específicos perceber as principais implicações na formação desses agentes e diferenciar a profissão de profissionalização docente. O referencial teórico utilizado, traz a luz autores como Costa (1995), Melo (2007), Sá e Neto (2016), Sarti (2019), Dassoler e Lima (2012) e outros. Para compreender o debate sobre profissão docente, utilizou-se pesquisa de cunho qualitativa e documental, pois a análise de textos, artigos e documentos históricos possibilitaram entender a realidade da profissionalização docente no Brasil. As leituras dos textos revelam a precariedade da formação docente desde o seu surgimento com a divisão de classes e como eram ofertadas (nos seus primórdios) até o exato momento em que passa a ser obrigatória. As discussões presentes no texto apontam fragilidade no âmbito da formação dos professores e serve de alerta para o quadro atual na educação profissional do país.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O debate em torno da profissionalização docente no Brasil.pdf999.89 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.