06 CAMPUS SERTÃO 01 - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/7965
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A importância da ludicidade para o estímulo e desenvolvimento da aprendizagem em uma escola no Sinimbu – Delmiro Gouveia
Autor(es): Lima, Maria Zilma de
Primeiro Orientador: Almeida, Giseliane Medeiros
metadata.dc.contributor.referee1: Bastos, Ana Paula Solino
metadata.dc.contributor.referee2: Voss, Lilian Kelly de Almeida Figueiredo
Resumo: Este trabalho teve como objetivo analisar as contribuições da ludicidade para o estímulo e desenvolvimento de aprendizagem em uma escola de Sinimbu, localizada no município de Delmiro Gouveia, Alagoas. A metodologia é do tipo qualitativo, a técnica e coleta de dados diz respeito à entrevista semi estruturada realizada com 7 professores do Ensino Fundamental. As informações colhidas no contento da investigação de natureza empírica culminaram no reconhecimento quanto a importância das atividades lúdicas que caracterizam como relevante e significativo o uso da importância da ludicidade para estímulo e desenvolvimento das múltiplas inteligências em uma escola. Os dados coletados e analisados confirmam que a ludicidade é de suma importância para o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem, nos convidando a refletir quanto ao saber/fazer docente. O lúdico e fundamental para o desenvolvimento das potencialidades das crianças em sua integralidade, considerando-as como sujeito de direitos que possuem especificidades e que, por conseguinte são protagonistas do universo escolar.
Abstract: This work aimed to analyze the contributions of playfulness to the stimulus and development of tearning in a school in sinimbu, located in the municipality of delmiro gouveia, alagoas. The methodology is qualitative, the technique and dala collection concerns the semi-structured interview conducted with 7 teachers from the first year of elementaryschool and early childhood education. The information gathered in the context of research of an enpirical nature culminated in the recognition of imporance of playful activities that characterize games and play in the intellectual, moral and physical development of children.the research is also related to the statements and quotes that characterize as relevante and significant the use of the importance of playfulness to stimulate and develop the multiple intelligences in a school. The data collctedand analyzed confirm that playfulness is of paramount importance for the developent of the teaching and learning process, inviting is to reflect on teaching knowledge/doing. playfulness is fundamental for the development of childrens’s potentia atities in their entirety, considering them as subjecty of rights that have specificities and that, consequently are protagonists of the school universe.
Palavras-chave: Educação
Ensino fundamental
Ludicidade
Ensino e aprendizagem
Playfulness day
Learning
Teacher
Education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Pedagogia
Citação: LIMA, Maria Zilma de. A importância da ludicidade para o estímulo e desenvolvimento da aprendizagem em uma escola no Sinimbu – Delmiro Gouveia. 2021. 68 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Unidade Delmiro Gouveia-Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2020.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/7965
Data do documento: 15-dez-2020
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.