00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Artigos publicados em periódicos - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/7964
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFerreira, José Ricardo Lopes-
dc.creatorPimentel, Fernando Silvio Cavalcante-
dc.date.accessioned2021-09-14T15:26:05Z-
dc.date.available2021-09-14-
dc.date.available2021-09-14T15:26:05Z-
dc.date.issued2021-04-
dc.identifier.citationFERREIRA, José Ricardo Lopes; PIMENTEL, Fernando Silvio Cavalcante. e-Sports: evidenciando a aprendizagem colaborativa na construção de um torneio de Jogos Digitais. Revista Prática Docente, v. 6, n. 1, e011, 2021. http://doi.org/10.23926/RPD.2021.v6.n1.e011.id964pt_BR
dc.citation.volume6pt_BR
dc.citation.issue1pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/7964-
dc.description.abstractE-Sports are a competitive aspect of digital games with a professional approach, with characteristics similar to traditional sports. That said, we aim to identify how the process of building a digital games tournament by high school students from a private school can develop collaborative learning. This experience lasted for five weeks, culminating in a League of Legends tournament. As a research methodology, a qualitative approach of the descriptive type was adopted. To collect the data produced, a fielddiary was used. The data were systematized in conceptual maps categorized into: autonomy, interaction and collaboration. In general, we can conclude that the approach adopted to outline the construction of the tournament promoted an environment that provided collaborative learning based on the interaction, autonomy and collaboration of students during the construction of the tournament.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Mato Grossopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsIFMTpt_BR
dc.relation.ispartofRevista Prática Docentept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação Básicapt_BR
dc.subjectVideogames na educaçãopt_BR
dc.subjectTecnologia e Educaçãopt_BR
dc.subjectBasic educationpt_BR
dc.subjectVideo games in educationpt_BR
dc.subjectTechnology uses in Educationpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONALpt_BR
dc.titleE-sports: evidenciando a aprendizagem colaborativa na construção de um torneio de jogos digitaispt_BR
dc.title.alternativeE-sports: highlighting collaborative learning in the construction of a digital gamespt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.resumoOs e-Sports são uma vertente competitiva dos jogos digitais de abordagem profissional, com características semelhantes aos esportes tradicionais. Dito isso, temos por objetivo identificar como o processo de construção de um torneio de jogos digitais por estudantes do ensino médio de uma escola privada pode desenvolver uma aprendizagem colaborativa. A referida experiência teve a duração de cinco semanas, culminando com a realização de um torneio de League of Legends. Como metodologia de pesquisa foi adotada uma abordagem qualitativa do tipo descritiva. Para coletar os dados produzidos utilizou-se um diário de campo. Os dados foram sistematizados em mapas conceituais categorizados em: autonomia, interação e colaboração. De um modo geral, podemos concluir que a abordagem adotada para delinear a construção do torneio promoveu um ambiente que propiciou a aprendizagem colaborativa com base na interação, autonomia e colaboração dos estudantes no decorrer da construção do torneio.pt_BR
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
E-sports - evidenciando a aprendizagem colaborativa na construção de um torneio de jogos digitais.pdf754.15 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.