00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Artigos publicados em periódicos - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/7960
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFalcão, Renata Marinho-
dc.creatorNascimento, Alessandra Sibele dos Santos-
dc.creatorPimentel, Fernando Silvio Cavalcante-
dc.date.accessioned2021-09-12T18:39:35Z-
dc.date.available2021-09-12-
dc.date.available2021-09-12T18:39:35Z-
dc.date.issued2021-01-02-
dc.identifier.citationFALCÃO, Renata Marinho; NASCIMENTO, Alessandra Sibele dos Santos; PIMENTEL, Fernando Silvio Cavalcante. O papel docente frente aos problemas decorrentes do uso das tecnologias digitais nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Pesquisa e Ensino. Barreiras (BA), v.2. p. 1-23, 2021.pt_BR
dc.citation.volume2pt_BR
dc.citation.spage1pt_BR
dc.citation.epage23pt_BR
dc.identifier.issn2675-1933pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/7960-
dc.description.abstractThis article aims to investigate how elementary school teachers in the early years of a public school analyze the problems of using digital technologies in the school context and how they work to minimize the problem. It is based on authors such as Leite and Ribeiro (2012), Buckingham (2012) Pimentel (2017), Teixeira and Vasconcelos-Raposo (2019), Santos (2020), among others that deal with technologies in education, this is an exploratory research, of a nature qualitative, in which data and information were collected from the elaboration of a questionnaire, contemplating questions about the theme, and a documentary analysis of the Pedagogical Political Project regarding the institution's technological resources. In the results, it was found that, even with thetheoretical contribution showing us the importance of using TD in the classroom, there are still limitations in the school environment, which involve factors such as the lack of resources and their disuse as a result of the lack initial and continuous preparation of teachers.pt_BR
dc.description.abstractEste artículo tiene como objetivo investigar cómo los profesores de primaria en los primeros años de una escuela pública analizan los problemas del uso de las tecnologías digitales en el contexto escolar y cómo funcionan para minimizar el problema. Se basa en autores como Leite y Ribeiro (2012), Buckingham (2012) Pimentel (2017), Teixeira y Vasconcelos-Raposo (2019), Santos (2020), entre otros que abordan las tecnologías en la educación, se trata de una investigación exploratoria, de carácter cualitativo, en el cual se recolectaron datos e información a partir de la elaboración de un cuestionario, contemplando preguntas sobre la temática, y un análisis documental del Proyecto Político Pedagógico sobre los recursos tecnológicos de la institución. En los resultados se encontró que, aun con el aporte teórico mostrándonos la importancia de utilizar el TD en el aula, aún existen limitaciones en el ambiente escolar, que involucran factores como la falta de recursos y su desuso como consecuencia de la carencia preparación inicial y continua de profesores.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Oeste da Bahiapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFOBpt_BR
dc.relation.ispartofPesquisa e Ensinopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectTecnologias digitaispt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectDigital technologiespt_BR
dc.subjectEducaciónpt_BR
dc.subjectTecnologías digitalespt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONALpt_BR
dc.titleO papel docente frente aos problemas decorrentes do uso das tecnologias digitais nos anos iniciais do Ensino Fundamentalpt_BR
dc.title.alternativeThe teaching role in the face of problems arising from the use of digital technologies in the early years of elementary schoolpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.resumoO presente artigo tem como objetivo investigar como os professores do Ensino Fundamental anos iniciais de uma escola pública analisam os problemas do uso das tecnologias digitais no contexto escolar e como atuam para a minimização da problemática. Fundamenta em autores como Leite e Ribeiro (2012), Buckingham (2012) Pimentel (2017), Teixeira e Vasconcelos-Raposo (2019), Santos (2020), entre outros que tratam das tecnologias na educação, trata-se de uma pesquisa de caráter exploratório, de cunho qualitativo, na qual foram coletados dados e informações a partir da elaboração de um questionário, contemplando questões acerca da temática, e uma análise documental do Projeto Político Pedagógico no que se refere aos recursos tecnológicos da instituição. Nos resultados, constatou-se que, mesmo com o aporte teórico nos apresentando a importância do uso das TD na sala de aula, ainda existem limitações no entorno escolar, as quais envolvem fatores como a falta de recursos e o desuso destes em consequência da falta de preparo inicial e continuado dos professores.pt_BR
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos - CEDU



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.