00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO MONOGRAFIAS DE ESPECIALIZAÇÃO (LATO SENSU) - CEDU Trabalho de Conclusão de Curso - ESPECIALIZAÇÃO EM ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS PARA EDUCAÇÃO BÁSICA COM USO DAS TIC - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/7959
Tipo: Especialização
Título: Ensino híbrido: relato de experiência de sai no ensino de matemática no 6º ano do ensino fundamental
Título(s) alternativo(s): Blended learning: experience report of flipped classroom in the mathematics teaching in the 6th year of elementary school
Autor(es): Soares, Tamara Belmira da Sylveira Guimarães
Primeiro Orientador: Mercado, Luís Paulo Leopoldo
metadata.dc.contributor.referee1: Cruz, Wladia Bessa da
metadata.dc.contributor.referee2: Santos, Vera Lúcia Pontes dos
Resumo: O artigo descreve uma experiência de sala de aula invertida (SAI) para o ensino de matemática em uma turma do 6o ano do Ensino Fundamental da rede estadual de educação de Alagoas no 4o bimestre do ano letivo de 2019. Com o objetivo de demonstrar a eficácia do ensino híbrido para a melhoria da proficiência em matemática, foi necessário conhecer a metodologia de ensino utilizada pela professora regente da turma selecionada; identificar como é a relação e o uso das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) pelos estudantes em sua rotina de estudo; comparar o desempenho dos estudantes em atividades anteriores e posteriores ao experimento; e avaliar o desempenho do professor regente ao longo da realização da sequência didática. Trata-se de uma pesquisa-ação motivada pelos resultados do desempenho do Brasil em avaliações internas e externas, sobretudo em matemática. Alicerçado nas habilidades propostas na unidade temática de Geometria da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), no uso da plataforma adaptativa Khan Academy, e na fundamentação teórica baseada nas metodologias ativas e no ensino híbrido, foi desenvolvida uma sequência didática para que a professora e os estudantes pudessem experenciar um processo de ensino e aprendizagem mais personalizado e que estendesse o tempo e o espaço para aquisição de conhecimento. Como resultado, conclui-se que com o apoio da equipe gestora e a formação continuada de professores é possível iniciar um trabalho envolvendo modelos de ensino híbrido sustentados, com baixo impacto na estrutura física das escolas, contribuindo para a igualdade e a equidade de oportunidades para o aprendizado dos alunos da rede estadual de ensino de Alagoas.
Abstract: The article describes a flipped classroom experience for the teaching of mathematics in a class of the 6th grade of Elementary School of the state education network of Alagoas in the 4th quarter of the academic year 2019. With the objective of demonstrating the effectiveness from blended learning to improve proficiency in mathematics, it was necessary to know the teaching methodology used by the teacher of the selected class; identify how is the relationship and the use of digital information and communication technologies (TDIC) by students in their study routine; compare student performance in activities before and after the experiment; and evaluate the performance of the conducting teacher throughout the didactic sequence. It is an action research motivated by the results of Brazil's performance in internal and external evaluations, especially in mathematics. Based on the skills proposed in the thematic unit of Geometry of the National Common Curricular Base (BNCC), in the use of the adaptive platform Khan Academy, and in the theoretical foundation based on active methodologies and blended learning, a didactic sequence was developed so that the teacher and students could experience a more personalized teaching and learning process that would extend the time and space for knowledge acquisition. As a result, it is concluded that with the support of the management team and the continued training of teachers, it is possible to start a work involving sustained blended learning models, with a low impact on the physical structure of schools, contributing to the equality and equity of opportunities for the learning of students from the state education network of Alagoas.
Palavras-chave: Sala de aula invertida
Metodologias ativas
Ensino de matemática
Ensino híbrido
Flipped classroom
Active methodologies
Mathematics teaching
Blended learning
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Especialização em Estratégias Didáticas para Educação Básica com uso das TIC
Citação: SOARES, Tamara Belmira da Sylveira Guimarães. Ensino híbrido: relato de experiência de sai no ensino de matemática no 6º ano do ensino fundamental. 2021. 46 f. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Estratégias Didáticas na Educação Básica com uso das Tecnologias de Informação e Comunicação ) – Centro de Educação, Curso de Especialização “Lato Sensu” em Estratégias Didáticas na Educação Básica com uso das Tecnologias de Informação e Comunicação , Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2020.
Tipo de Acesso: Acesso Embargado
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/7959
Data do documento: 21-mar-2020
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - ESPECIALIZAÇÃO EM ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS PARA EDUCAÇÃO BÁSICA COM USO DAS TIC - CEDU



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.