00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Artigos publicados em periódicos - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/7951
Tipo: Artigo de Periódico
Título: The digital portfolio as an assessment strategy for learning in higher education
Título(s) alternativo(s): O portfólio digital como estratégia de avaliação da aprendizagem no ensino superior
Autor(es): Marinho, Paulo Manuel Teixeira
Fernandes, Preciosa
Pimentel, Fernando Silvio Cavalcante
Resumo: This study was developed in the context of a course in higher education and in a blended learning environment—online, distance, and face-to-face (b-learning). The aim was to identify and characterize the meanings and effects that students and teachers attribute to the use of digital portfolios as an assessment and learning strategy. The experience allowed the portfolio to be recognized as a mediating device in the development of assessment procedures that generate learning—an epicenter of efficient feedback and a means of enhancing the (re)construction of knowledge. The portfolio also helped develop students’ reflective capacity on their work and their learning, autonomy, and collaboration action, and improved their learning.
Abstract: Este estudo foi desenvolvido no contexto de um curso em nível superior educação e em um ambiente de aprendizado misto - em linha, à distância, e cara-a-cara (b-learning). O objetivo era identificar e caracterizam os significados e efeitos que estudantes e professores atributo ao uso de carteiras digitais como uma avaliação e estratégia de aprendizagem. A experiência permitiu que a carteira fosse reconhecida como um dispositivo de mediação no desenvolvimento da avaliação procedimentos que geram aprendizado - um epicentro de feedback eficiente e um meio de melhorar a (re)construção do conhecimento. O portfólio também ajudou a desenvolver a capacidade de reflexão dos estudantes sobre seu trabalho e sua aprendizagem, autonomia e ação de colaboração, e melhoraram seu aprendizado.
Palavras-chave: Digital portfolio
Blended learning (B-learning)
Higher education
Assessment for learning
Portfólio digital
Aprendizagem híbrida (B-learning)
Avaliação para aprendizagem
Educação superior
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::AVALIACAO DA APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Austrália
Editor: Open and DistanceLearning Association of Australia
Sigla da Instituição: ODLAA
Citação: MARINHO, Paulo Manuel Teixeira; FERNANDES, Preciosa; PIMENTEL, Fernando Silvio Cavalcante. The digital portfolio as an assessment strategy for learning in higher education. Distance Education. Australia, v 42, Issue 2, mai 2021. p 253-267.
Tipo de Acesso: Acesso Restrito
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/7951
Data do documento: 2-mai-2021
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
The digital portfolio as an assessment strategy for learning in higher education.pdf
  Until 2031-08-02
733.23 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.