Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/7951
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | The digital portfolio as an assessment strategy for learning in higher education |
Título(s) alternativo(s): | O portfólio digital como estratégia de avaliação da aprendizagem no ensino superior |
Autor(es): | Marinho, Paulo Manuel Teixeira Fernandes, Preciosa Pimentel, Fernando Silvio Cavalcante |
Resumo: | This study was developed in the context of a course in higher education and in a blended learning environment—online, distance, and face-to-face (b-learning). The aim was to identify and characterize the meanings and effects that students and teachers attribute to the use of digital portfolios as an assessment and learning strategy. The experience allowed the portfolio to be recognized as a mediating device in the development of assessment procedures that generate learning—an epicenter of efficient feedback and a means of enhancing the (re)construction of knowledge. The portfolio also helped develop students’ reflective capacity on their work and their learning, autonomy, and collaboration action, and improved their learning. |
Abstract: | Este estudo foi desenvolvido no contexto de um curso em nível superior educação e em um ambiente de aprendizado misto - em linha, à distância, e cara-a-cara (b-learning). O objetivo era identificar e caracterizam os significados e efeitos que estudantes e professores atributo ao uso de carteiras digitais como uma avaliação e estratégia de aprendizagem. A experiência permitiu que a carteira fosse reconhecida como um dispositivo de mediação no desenvolvimento da avaliação procedimentos que geram aprendizado - um epicentro de feedback eficiente e um meio de melhorar a (re)construção do conhecimento. O portfólio também ajudou a desenvolver a capacidade de reflexão dos estudantes sobre seu trabalho e sua aprendizagem, autonomia e ação de colaboração, e melhoraram seu aprendizado. |
Palavras-chave: | Digital portfolio Blended learning (B-learning) Higher education Assessment for learning Portfólio digital Aprendizagem híbrida (B-learning) Avaliação para aprendizagem Educação superior |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::AVALIACAO DA APRENDIZAGEM |
Idioma: | por |
País: | Austrália |
Editor: | Open and DistanceLearning Association of Australia |
Sigla da Instituição: | ODLAA |
Citação: | MARINHO, Paulo Manuel Teixeira; FERNANDES, Preciosa; PIMENTEL, Fernando Silvio Cavalcante. The digital portfolio as an assessment strategy for learning in higher education. Distance Education. Australia, v 42, Issue 2, mai 2021. p 253-267. |
Tipo de Acesso: | Acesso Embargado |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/7951 |
Data do documento: | 2-mai-2021 |
Aparece nas coleções: | Artigos publicados em periódicos - CEDU |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
The digital portfolio as an assessment strategy for learning in higher education.pdf Until 2031-08-02 | 733.23 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.