00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IM - INSTITUTO DE MATEMÁTICA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IM Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - MATEMÁTICA - IM
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/7939
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Metodologias ativas: uma sequência didática sobre probabilidade com enfoque na aprendizagem baseada em problemas no ensino médio
Título(s) alternativo(s): Active methodologies: a teaching sequence on probability with a focus on learning based on problems in high school
Autor(es): Viana, Sidney Leandro da Silva
Primeiro Orientador: Lozada, Cláudia de Oliveira
metadata.dc.contributor.referee1: Barros , Amauri da Silva
metadata.dc.contributor.referee2: Guerra , Ediel Azevedo
Resumo: Historicamente, muito se discute sobre os métodos de ensino de Matemática, buscando sempre encontrar um método que seja eficiente no processo ensino-aprendizagem. Nesse sentido, este trabalho incentiva a revisão e reflexão das práticas pedagógicas nas aulas de Matemática, apresentando as potencialidades das metodologias ativas como a Aprendizagem Baseada em Problemas, que permitem o desenvolvimento da autonomia dos alunos, contribuindo para a formação do pensamento crítico, tornando-lhes capaz de resolver os problemas de sua própria realidade. Para tanto, apresentamos uma pesquisa qualitativa por meio de um estudo de caso sobre a aplicação de uma sequência didática para o ensino de probabilidade na 2ª série do Ensino Médio por meio da Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP). A aplicação da sequência didática fundamentada na Aprendizagem Baseada em Problemas demonstrou que é necessário que o professor a aplique com maior frequência nas aulas de Matemática para que os alunos se familiarizem com esta metodologia. A pesquisa também possibilitou a categorização dos principais erros manifestados pelos alunos na resolução dos problemas propostos e a identificação das competências e habilidades desenvolvidas com a utilização da ABP. Por sua vez, os resultados demonstraram a eficácia da metodologia, bem como evidenciaram que as etapas da ABP na Educação Básica seguem uma dinâmica diversa daquela aplicada ao Ensino Superior, pois se desenvolvem de acordo com as especificidades do perfil do alunado da Educação Básica.
Abstract: Historically, much has been discussed about the teaching methods of Mathematics, always seeking to find a method that is efficient in the teaching-learning process. In this sense, this work encourages the review and reflection of pedagogical practices in Mathematics classes, presenting the potential of active methodologies such as Problem-Based Learning, which allow the development of students' autonomy, contributing to the formation of critical thinking, becoming able to solve the problems of their own reality. For this, we present a qualitative research through a case study on the application of a didactic sequence for teaching probability in the 2nd grade of High School through Problem Based Learning (PBL). The application of the didactic sequence based on Problem-Based Learning demonstrated that it is necessary for the teacher to apply it more frequently in Mathematics classes so that students become familiar with this methodology. The research also made it possible to categorize the main errors manifested by students in solving the proposed problems and to identify the competencies and skills developed with the use of PBL. In turn, the results demonstrated the effectiveness of the methodology, as well as showing that the stages of PBL in Basic Education follow a dynamic different from that applied to Higher Education, as they develop according to the specificities of the profile of students in Basic Education.
Palavras-chave: Metodologias ativas de ensino
Aprendizagem baseada em problemas
Probabilidades
Matemática (Ensino médio)
Active methodologies.
Problem-based learning
Probability teaching.
Skills and abilities
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Matemática
Citação: VIANA, Sidney Leandro da Silva. Metodologias ativas: uma sequência didática sobre probabilidade com enfoque na aprendizagem baseada em problemas no ensino médio. 2021. 149 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Instituto de Matemática, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2020.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/7939
Data do documento: 20-fev-2020
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - MATEMÁTICA - IM



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.