00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) 02 EDUFAL - EDITORA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS CIÊNCIAS HUMANAS Livros de Psicologia - EDUFAL
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/7929
Tipo: E-book
Título: Psicologias em tempos de pandemia: reflexões políticas e práticas clínicas
Autor(es): Lang, Charles (org.)
Bernardes, Jefferson (org.)
Resumo: A pandemia tem gerado sofrimentos psíquicos impensados e que terão de ser visitados, falados, elaborados, avaliados, analisados, tratados. Tal sofrimento se potencializou entre os profissionais de saúde que estão na linha de frente dos cuidados em relação à infecção da Covid-19, pelas condições de trabalho, pelo medo de serem infectados e de levarem o vírus para casa, ainda que utilizem todos os Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s). Inicialmente reconhecidos e saudados como heróis destes tempos tristes, vimos crescer em nosso País a negação da doença, da ciência e a hostilidade contra eles. Com o objetivo de oferecer um apoio à saúde mental desses profissionais, um projeto de Extensão Universitária foi desenvolvido no Hospital Universitário Professor Alberto Antunes da Universidade Federal de Alagoas (HUPAA/UFAL), com o objetivo de fortalecer ações de acolhimento e escuta terapêutica durante este período de pandemia. Intitulado Apoio Psicológico aos/às profissionais de saúde do Hospital Universitário Professor Alberto Antunes/Ufal, o projeto envolveu docentes, técnicos/as, estudantes e profissionais em psicologia vinculados/as ao Instituto de Psicologia (IP/UFAL), o Serviço de Psicologia Aplicada e estagiários(as) do curso de Psicologia. No decorrer de sua realização, o grupo se sentiu convocado a participar do Edital Número 01-2020, da Editora da Universidade Federal de Alagoas (Edufal), com a proposta de publicação de um e-book sobre a pandemia da Covid-19. Os artigos aqui apresentados foram assinados pelos participantes do projeto de extensão e, também, por convidados especiais.
Palavras-chave: COVID-19
Racismo
Saúde mental
Psicologia
Saúde pública
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Editora da Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: EDUFAL
Citação: LANG, Charles; BERNARDES, Jefferson (org.). Psicologias em tempos de pandemia: reflexões políticas e práticas clínicas. Maceió: EDUFAL, 2021. E-book (133 p.). ISBN 978-65-5624-055-8.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/7929
Data do documento: 2021
Aparece nas coleções:Livros de Psicologia - EDUFAL

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Psicologias em tempos de pandemia: reflexões políticas e práticas clínicas.pdf2.66 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.