00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IQB - Instituto de Química e Biotecnologia Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IQB
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/7893
Tipo: Dissertação
Título: A utilização de metodologias ativas, através de sequências didáticas, como suporte na aprendizagem de conteúdos de química no ensino médio
Título(s) alternativo(s): The use of active methodologies, through teaching sequences, as a support in learning chemistry content in high school
Autor(es): Santos, José Adilson Guimarães dos
Primeiro Orientador: Malta, Valéria Rodrigues dos Santos
metadata.dc.contributor.referee1: Miranda, Edma Carvalho de
metadata.dc.contributor.referee2: Almeida, Carlos Arthur Cardoso
Resumo: A presente dissertação traz resultados da aplicação de três Sequências Didáticas (SD), com utilização de metodologias ativas em turmas de uma Escola Pública do Ensino Médio, na cidade de São Miguel dos Campos, Alagoas. As SD foram elaboradas após a aplicação e análise de um questionário semi-estrurado sobre as dificuldades de aprendizagem dos conteúdos de Química e sobre aulas que utilizavam metodologias ativas. Participaram da pesquisa 110 alunos, sendo 35 do 1º ano, 35 do 2º ano e 40 do 3º ano. A investigação teve como objetivo analisar a importância da utilização de metodologias ativas no processo de ensinoaprendizagem de conteúdos de química com alunos do ensino médio em uma escola pública de Alagoas. Os dados foram coletados através da observação da participação de cada aluno no momento da aplicação da SD e por um questionário estruturado aplicado ao final das aulas. A elaboração da SD foi dividida em três etapas, a primeira foi a pesquisa bibliográfica dos tipos de metodologias ativas existentes, na segunda etapa foi buscado os autores que fundamentam o uso de tais metodologias e a terceira etapa foi a construção, aplicação e análise dos resultados da SD. Essas etapas estão descriminadas nos 5 capítulos dessa dissertação. A aplicação da SD ocorreu em 8 aulas no período de outubro a dezembro de 2019, e foi desenvolvida em três turmas: No 1º ano foi aplicado a metodologia da Cultura Maker, onde os alunos construíram estruturas moleculares utilizando massa de modelar e palitos; no 2º ano foi aplicado um jogo didático de tabuleiro construído pelos alunos, utilizando o conteúdo fatores que influenciam a velocidade das reações Química para estruturar o jogo e no 3º ano foi utilizada a metodologia Educomunicação com a construção de fotografias digitalizadas e postadas nas redes sociais sobre a quantificação de carboidratos e lipídeos em alimentos industrializados. O produto final dessa dissertação gerou uma cartilha com as SD que podem servir como mais um instrumento pedagógico para auxiliar em aulas de Química em educação básica.
Abstract: The present dissertation presents results of the application of three Didactic Sequences (SD), using active methodologies in classes of a Public High School, in the city of São Miguel dos Campos, Alagoas. The SD were developed after the application and analysis of a semi-structured questionnaire about the learning difficulties of the Chemistry contents and about classes that used active and playful methodologies. 110 students participated in the research, 35 from the 1st year, 35 from the 2nd year and 40 from the 3rd year. The investigation aimed to analyze the importance of using active methodologies in the teaching-learning process of chemistry content with high school students in a public school in Alagoas. The data were collected by observing the participation of each student at the time of applying the DS and by a structured questionnaire applied at the end of the class. The elaboration of the SD was divided in three stages, the first was the bibliographic research of the types of existing methodologies, in the second stage was sought or authors that justify the use of such methodologies and the third stage was the construction, application and analysis of the results of the SD. These steps are described in the 5 chapters of this dissertation. The application of SD occurred in 8 classes from October to December 2019, and was developed in three classes: In the 1st year, the methodology of Cultura Maker was applied, where students built molecular structures using modeling clay and toothpicks; in the 2nd year a didactic board game built by the students was applied, using the content factors that influence the speed of reactions Chemistry to structure the game and in the 3rd year the Educommunication methodology was used with the construction of digitalized photographs and posted on social networks about quantification of carbohydrates and lipids in processed foods. The final product of this dissertation generated a booklet with SD that can serve as another pedagogical tool to assist in Chemistry classes in basic education.
Palavras-chave: Metodologias ativas
Sequência didática (SD)
Ensino-aprendizagem
Ensino de química
Active methodologies
Didactic sequences (SD)
Teaching-learning
Chemistry teaching
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Rede Nacional de Química- PROFQUI
Citação: SANTOS, José Adilson Guimarães dos. A utilização de metodologias ativas, através de sequências didáticas, como suporte na aprendizagem de conteúdos de química no ensino médio. 2021. 93 f. Dissertação (Mestrado em Química) – Instituto de Química e Biotecnologia, Programa de Pós Graduação em Mestrado Profissional em Rede Nacional de Química, Universidade Federal de Alagoas, 2020.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/7893
Data do documento: 16-mar-2020
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IQB



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.