00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FEAC - FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - FEAC Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - ADMINISTRAÇÃO - FEAC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/7876
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Cruz, Nicholas Joseph Tavares da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6913208549056992pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Pablo Viana da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0217522010967626pt_BR
dc.contributor.referee2Pinto, Ibsen Mateus Bittencourt Santana-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9677263203563065pt_BR
dc.creatorCarvalho, Thalisson Tenório de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3598838585376439pt_BR
dc.date.accessioned2021-08-15T00:32:13Z-
dc.date.available2021-03-26-
dc.date.available2021-08-15T00:32:13Z-
dc.date.issued2020-05-07-
dc.identifier.citationCARVALHO, Thalisson Tenório de. Plano de negócio: Mobile Táxi. 2021. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/7876-
dc.description.abstractThe absence of planning is a determining factor for the closing of companies in their first years of operation. In order to reduce the risks of closing deals, the business plan is a tool of great importance, as it organizes the objectives to be achieved, the current auxiliary management and describes how the steps to be followed for doing business. Thus, the main objective of this work is to develop a Business Plan for a taxi transportation service company and an application center that offers services or services in a shopping center. Regarding the approach the research is classified as quantitative, configuring itself by its fins as an exploratory and applied research, as it helps in the practice of business management. Data collection took place between May and December 2019 and consisted of interviews based on questionnaires applied to shopping doors and taxi drivers during customers' trips. The present study reported with an intentional non-probabilistic sample with interviewed questions about the taxi service at the shopping center ordinances. Five specific objectives were listed, one saber: Define the organization's strategic plan; analyze the consumer market; define a human resources and operational plan and analyze the financial results of the business. Financial practices of three years of operation and two more years of projection were developed, which aimed to analyze the financial viability in the medium term. It was concluded that the present study achieved all of its expected objectives. It was also an opportunity for the entrepreneur to assist in the management of the business that is already working, giving important instruments for decision making with more assertiveness.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Administraçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPlano de negóciospt_BR
dc.subjectEmpreendedorismopt_BR
dc.subjectMercado de consumopt_BR
dc.subjectTáxipt_BR
dc.subjectBusiness planpt_BR
dc.subjectEntrepreneurshippt_BR
dc.subjectMarketpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpt_BR
dc.titlePlano de negócio: Mobile Táxipt_BR
dc.title.alternativeBusiness plan: Mobile Táxipt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoA ausência de planejamento é fator determinante para o fechamento das empresas em seus primeiros anos de funcionamento. Para tornar menor os riscos de encerramento do negócio, o plano de negócio é uma ferramenta de grande importância, pois organiza os objetivos a serem alcançados, auxilia na gestão atual, e descreve as etapas a serem seguidas para aprimorar o negócio. Desse modo, o objetivo principal deste trabalho é elaborar um Plano de Negócios para uma empresa de serviço de transporte por táxi e central de aplicativo que oferta o serviço em um shopping center. Quanto a abordagem a pesquisa classifica-se como quantitativa, configurando-se pelos seus fins como uma pesquisa exploratória e aplicada, pois auxilia de forma prática na gestão do negócio. A coleta de dados deu-se entre maio e dezembro de 2019 e constituiu-se de entrevistas a partir de questionários aplicados nas portarias do shopping e nos veículos dos taxistas durante as viagens dos clientes. O atual estudo contou com uma amostra não probabilística intencional com duzentos entrevistados que consomem o serviço de táxi nas portarias do shopping center. Cinco objetivos específicos foram elencados, a saber: Definir o plano estratégico da organização; analisar o mercado consumidor; definir plano de recursos humanos e operacional e analisar os resultados financeiros do negócio. Foram elaboradas demonstrações financeiras de três anos de funcionamento e mais dois anos de projeção, que objetivou analisar a viabilidade financeira a médio prazo. Conclui-se que o presente estudo atingiu todos os seus objetivos esperados. Oportunizou-se também para o empreendedor auxiliar na gestão do negócio que já está funcionando, dando instrumentos importantes para a tomada de decisão com mais assertividade.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - ADMINISTRAÇÃO - FEAC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Plano de negócio: Mobile Táxi.pdf1.76 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.