00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IP - INSTITUTO DE PSICOLOGIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IP Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - PSICOLOGIA - IP
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://www.repositorio.ufal.br/handle/123456789/18611
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Corpo e inconsciente: uma clínica da dor à luz da psicanálise
Autor(es): Freitas, Victória Beatriz de França
Primeiro Orientador: Andrade, Cleyton Sidney de
metadata.dc.contributor.referee1: Barbosa Neto, Esperidião
Resumo: É vista na civilização contemporânea a frequente presença de dores persistentes, sem causas médicas claramente identificáveis, o que aponta para uma escuta ao paciente que vá além do olhar biomédico. É nesse contexto que a psicanálise oferece contribuições valiosas, ao considerar não apenas um organismo biológico, mas um corpo atravessado pelo inconsciente. Neste sentido, o presente estudo utiliza uma abordagem teórica de natureza qualitativa, que percorre contribuições de Freud, Lacan e outros autores contemporâneos alcançados por meio de um levantamento sistemático nas plataformas SciELO, CAPES e BVS. O escrutínio nas bases de dados foi realizado a partir dos seguintes descritores: “psicanálise” AND “discurso”, “dor” AND “discurso”, “linguagem” AND “psicanálise”, “psicanálise” AND “discurso” AND “dor”, “psicanálise” AND “discurso” AND “psicossomático”, bem como os correspondentes em francês: “psychanalyse” ET “discours” ET “psychosomatique” e “psychanalyse” ET “discours” ET “douleur. Assim, foi possível realizar a reflexão sobre a dor na psicanálise contrapondo-se à lógica biomédica que trata a dor apenas como sinal fisiológico, partindo da concepção freudo-lacaniana de que o corpo é permeado pela linguagem e pela alteridade, compreendendo o sintoma como expressão singular do sujeito diante dos impasses psíquicos e sociais na contemporaneidade. Neste cenário a psicanálise é convocada a intervir não apenas no campo clínico, mas também no político e discursivo, sustentando a escuta do sujeito e a produção de novos sentidos para sua dor, dando lugar à palavra onde antes havia apenas silêncio ou diagnóstico. O sintoma, longe de ser apagado, é escutado visando a elaboração de um sofrimento que resiste e que retorna.
Abstract: Ausente
Palavras-chave: Dor
Corpo
Inconsciente
Psicanálise
Sujeito
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Psicologia- Bacharelado
Citação: FREITAS, Victória Beatriz de França. Corpo e inconsciente: uma clínica da dor à luz da psicanálise. 2026. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Psicologia) – Instituto de Psicologia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2025.
Tipo de Acesso: Acesso Embargado
URI: https://www.repositorio.ufal.br/handle/123456789/18611
Data do documento: 2-jun-2025
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - PSICOLOGIA - IP

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Corpo e inconsciente: uma clínica da dor à luz da psicanálise.pdf
  Until 2027-10-07
Corpo e inconsciente: uma clínica da dor à luz da psicanálise559.35 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.