00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CIED - COORDENADORIA INSTITUCIONAL DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA MONOGRAFIAS DE ESPECIALIZAÇÃO (LATO SENSU) - CIED Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização em Gestão Educacional - CIED
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://www.repositorio.ufal.br/handle/123456789/18459
Tipo: Especialização
Título: Contributos da gestão educacional democrática e do Movimento Negro para uma Educação antirracista
Autor(es): Lima, Marcondes dos Santos
Primeiro Orientador: Palmeira, Lana Lisiêr de Lima
metadata.dc.contributor.referee1: Pereira , Rodrigo
Resumo: O texto em apreço tem como escopo apresentar ao leitor e leitora uma discussão introdutória acerca das contribuições da gestão educacional democrática para a efetivação de uma educação antirracista. Trata-se, portanto, de um esforço reflexivo com vias de dar a ver alguns elementos que me permitiram conceber esse modelo de gestão educacional, prescrito na LDB/96, como sugestivo às escolas públicas de educação básica que intencionam promover uma escolarização antirracista. De modo geral, os resultados demostraram que é possível que a gestão educacional democrática contribua na promoção de uma educação racial, mas desde que o gestor escolar, dentre outras necessidades, firme o compromisso consigo mesmo e, acima de tudo, com a humanização dos educandos da escola onde atua a fim de que o corpo docente incorpore em sua prática pedagógica as questões étnico-raciais.
Palavras-chave: Escolas - Gestão democrata
Educação - Gestão democrática
educação antirracista
Movimento Negro
Gestão educacional
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Especialização em Gestão Educacional - CIED
Citação: LIMA, Marcondes dos Santos. Contributos da gestão educacional democrática e do Movimento Negro para uma Educação antirracista. 2026. 20 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão Educacional) – Coordenadoria Institucional de Educação à Distância, Programa de Pós-Graduação em Gestão Educacional, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2025.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://www.repositorio.ufal.br/handle/123456789/18459
Data do documento: 19-mar-2025
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização em Gestão Educacional - CIED

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Contributos da gestão educacional democrática e do Movimento Negro para uma Educação antirracista.pdf1.41 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.