00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FALE - FACULDADE DE LETRAS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - FALE Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - LETRAS (ESPANHOL) - FALE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/17433
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Oliveira, Aline Vieira Bezerra Higino de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4925917656306852pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Eliane Barbosa da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9780785990149923pt_BR
dc.contributor.referee2Azambuja, Kristianny Brandão Barbosa de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7440201467045662pt_BR
dc.creatorQueiroz, Islania Sales de-
dc.date.accessioned2025-12-18T12:57:39Z-
dc.date.available2025-12-17-
dc.date.available2025-12-18T12:57:39Z-
dc.date.issued2024-12-03-
dc.identifier.citationQUEIROZ, Islania Sales de. 2024. A dificuldade da realização do /r/ vibrante por estudantes brasileiros de espanhol/le: possibilidades de atividades de compreensão e produção oral. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Português) - Faculdade de Letras, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/17433-
dc.description.abstractThe learning of Spanish as a foreign language presents difficulties in the pronunciation of phonemes, particularly the oral pronunciation of the phoneme /r/ by Brazilian students. This research aims to address the difficulties faced by learners of Spanish as a foreign language in the oral production of the vibrant /r/ with the purpose of elaborating proposals for oral activities that encourage the proper pronunciation of Spanish as a foreign language. The theoretical approach was based on analyses that examine pronunciation differences related to the use of vibrants by learners of Spanish, based on the analyses carried out by Gomes (2021), Cóstola (2018), Mesquita Neto (2017), Oliveira (2018) and Silva (2007) in order to investigate the oral productions of Brazilian students learning Spanish as a second language. The methodology employed is based on a literature review of phonetic and phonological studies in relation to the difficulties presented by Brazilian students and in the search to identify how phonology can act in a direct way in the context of the Foreign Language classroom.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Letras(Espanhol) - Licenciaturapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFonologiapt_BR
dc.subjectLíngua Espanholapt_BR
dc.subject/R/ Vibrantept_BR
dc.subjectPronúnciapt_BR
dc.subjectPhonologypt_BR
dc.subjectSpanish Languagept_BR
dc.subject/R/ Vibrantpt_BR
dc.subjectPronunciationpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.titleA dificuldade da realização do /r/ vibrante por estudantes brasileiros de espanhol/le: possibilidades de atividades de compreensão e produção oralpt_BR
dc.title.alternativeThe difficulty of producing the vibrant /r/ sound by Brazilian students of Spanish/le: possibilities for oral comprehension and production activities.pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoA aprendizagem de língua espanhola como língua estrangeira apresenta dificuldades referentes a pronunciação de fonemas, especificamente a realização oral do fonema /r/ por estudantes brasileiros. Esta pesquisa visa estudar a dificuldade de produção oral do /r/ vibrante de estudantes brasileiros de espanhol/LE para poder elaborar propostas de atividades orais que ajudem o aluno na realização da pronúncia adequada do espanhol como LE. Para composição do embasamento teórico teremos como referência os estudos de análise de desvios de pronúncia concernentes ao uso das vibrantes pelos aprendizes de espanhol, tendo como base as análises feitas por Gomes (2021), Cóstola (2018), Mesquita Neto (2017), Oliveira (2018) e Silva (2007) para o estudo das produções orais de alunos brasileiros na aprendizagem de espanhol como LE. A metodologia utilizada é a revisão bibliográfica sobre os estudos fonéticos e fonológicos no tocante às dificuldades apresentadas por alunos brasileiros incluindo a elaboração de propostas de atividades de compreensão e produção oral para aprendizagem da realização sonora da vibrante múltipla /r/. A pesquisa dos róticos e principalmente da vibrante múltipla /r/ nas línguas espanhola e na língua portuguesa falada no Brasil contribuiu para a proposição de atividades direcionadas para a realização fonética adequada do fonema /r/ por aprendizes brasileiros de espanhol em contexto de sala de aula de LE.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - LETRAS (ESPANHOL) - FALE



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.