00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FAU - FACULDADE DE ARQUITETURA E URBANISMO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FAU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/17431
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Sarmento, Thaísa Francis César Sampaio-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br7829747399228061pt_BR
dc.contributor.referee1Cavalcante, Morgana Maria Pitta Duarte-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0193797497833820pt_BR
dc.contributor.referee2Cavalcanti, Fernando Antônio de Melo Sá-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4407657668950931pt_BR
dc.contributor.referee3Ferreira, Cláudio Lima-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/6338678220413089pt_BR
dc.creatorTeles, Valéria Rodrigues-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0807338841761398pt_BR
dc.date.accessioned2025-12-18T12:33:07Z-
dc.date.available2025-12-09-
dc.date.available2025-12-18T12:33:07Z-
dc.date.issued2025-01-31-
dc.identifier.citationTELES, Valéria Rodrigues. Do Escritório para a sala de aula: modelo teórico para design de interiores. 2025. [198] f. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) – Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo: Dinâmicas do Espaço Habitado, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/17431-
dc.description.abstractConsidering the complexity of interior design project processes, it is essential to question their nature, applications, stages, and tools used in their development. In the field of interior design, there is often an assumption that professionals are naturally creative, which can lead to an underestimation of the complexity and level of detail required in these processes. The primary objective of this research is to propose a theoretical model for interior design, based on the observation of project practices of professionals operating in the Alagoas labor market. The adopted methodology involved the analysis of semi-structured interviews and verbal protocols with professionals in the field, whose data were subjected to Bardin's content analysis and correlated with the concepts and theories from the literature review. As a result, a theoretical model for interior design is presented, structured in sequential stages that both technical and subjective aspects of the design process, integrating theory and practice. This model aims to assist students and professionals in the field, contributing to more effective project outcomes, with a focus on user satisfaction and quality of life, while also enhancing the teaching of project methodology.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismopt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Embargadopt_BR
dc.subjectDesign de Interiorespt_BR
dc.subjectMetodologia de Projetopt_BR
dc.subjectMétodo de Projetopt_BR
dc.subjectEnsino de Projetopt_BR
dc.subjectInterior designpt_BR
dc.subjectProject methodologypt_BR
dc.subjectDesign methodpt_BR
dc.subjectDesign teachingpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMOpt_BR
dc.titleDo Escritório para a sala de aula: modelo teórico para design de interiorespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoConsiderando a complexidade dos processos de projeto em design de interiores, é necessário questionar sua natureza e aplicações, assim como as etapas e ferramentas utilizadas no desenvolvimento dos projetos. No contexto do design de interiores, muitas vezes se assume que os profissionais são naturalmente criativos, o que pode levar a uma desvalorização da complexidade e do nível de detalhamento desses processos. O objetivo principal desta pesquisa é propor um modelo teórico para o design de interiores, baseado na observação das práticas projetuais de profissionais atuantes no mercado de trabalho em Alagoas. A metodologia adotada consistiu na análise de entrevistas semiestruturadas e protocolos verbais com profissionais da área, cujos dados foram submetidos à análise de conteúdo de Bardin e relacionados aos conceitos e teorias da revisão de literatura. Como resultado, apresenta-se um modelo teórico para design de interiores estruturado em etapas sequenciais que contempla os aspectos técnicos e subjetivos do design de interiores, integrando teoria e prática. Com isso, espera-se auxiliar estudantes e profissionais do campo de pesquisa nos processos de projeto, contribuindo para a obtenção de resultados mais assertivos, focando na satisfação e qualidade de vida do usuário, além de contribuir para o ensino da metodologia de projeto.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FAU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Do Escritório para a sala de aula modelo teórico para design de interiores.pdf
  Until 2026-12-09
7.69 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.