00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FSSO - FACULDADE DE SERVIÇO SOCIAL Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FSSO
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Raposo, Clarissa Tenório Maranhão-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5931951040299342pt_BR
dc.contributor.referee1Souza, Reivan Marinho de-
dc.contributor.referee2Maceno, Talvanes Eugênio-
dc.creatorSantos, Francisco Carlos Ribeiro dos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0861332062918195pt_BR
dc.date.accessioned2025-12-02T14:41:15Z-
dc.date.available2025-12-02-
dc.date.available2025-12-02T14:41:15Z-
dc.date.issued2020-07-07-
dc.identifier.citationSANTOS, Francisco Carlos Ribeiro dos. A função educativa no Serviço Social : uma abordagem ontológica. 2025. 122 f. Dissertação (Mestrado em Serviço Social) – Programa de Pós-Graduação em Serviço Social, Universidade Federal de Alagoas, Faculdade de Serviço Social, Maceió, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/17384-
dc.description.abstractAusentept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Serviço Socialpt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFunção educativapt_BR
dc.subjectServiço Social - Profissãopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectAção pedagógicapt_BR
dc.subjectEducational functionpt_BR
dc.subjectSocial Workpt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectPedagogical actionpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIALpt_BR
dc.titleA função educativa no Serviço Social: uma abordagem ontológicapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoA dissertação ora apresentada se insere na linha de pesquisa “Questão Social, Direitos Sociais e Serviço Social” do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social – nível mestrado – da Universidade Federal de Alagoas e tem como objeto de estudo a função educativa no Serviço Social. O ponto de partida é o reconhecimento de que o Serviço Social, através das políticas sociais, desenvolve uma ação profissional que resulta na internalização de conhecimentos, comportamentos, habilidades, valores à vida cotidiana da classe trabalhadora. Nesse sentido, a pesquisa teve como objetivo investigar em que consiste a função educativa na profissão, buscando compreender qual sentido de sua funcionalidade na sociedade capitalista e qual conteúdo educativo o constitui. Fundamentado na perspectiva histórico-crítica, esta dissertação compreende pesquisa teórica, na modalidade bibliográfica, cujos procedimentos metodológicos foram o levantamento bibliográfico das obras de autores clássicos das áreas da educação e do Serviço Social. Analisa a educação como práxis social fundada no trabalho, captando as mediações que articulam o sentido de educar, para além da prática escolar ou de instrução técnico-profissional, em particular como permeia em outras dimensões sociais, inclusive, no exercício profissional de algumas profissões, como no Serviço Social. Além da função social que cumpre o complexo social da educação, é dado também destaque ao substrato que constitui tal função na sociedade capitalista. O substrato então analisado coaduna a um conteúdo moral conservador clássico, pautado político e ideologicamente pela naturalização dos “problemas sociais”, pelo reformismo moral dos indivíduos e pela defesa das instituições sociais burguesas, de forma a viabilizar as condições de internalização e conformação social à ordem social do capital. No Serviço Social, são recuperados os determinantes históricos e ideo-políticos que condicionaram a emersão da profissão e, assim, o âmbito da dimensão política-ideológica que se insere a profissão. A partir das políticas sociais, problematiza-se a emanação da função educativa no Serviço Social da forma como incide subsidiária e tacitamente no controle da força de trabalho para auxiliar na reprodução do capital e, por conseguinte, a manutenção da ordem burguesa. Por fim, ainda que inerentemente integradas, buscou-se realizar a distinção entre a função educativa que cumpre a profissão e a ação pedagógica do assistente social no exercício profissional, de modo a apreender qual a natureza e o alcance da função educativa no Serviço Social e, ao mesmo tempo, refletir acerca dos limites e possibilidades concretas do exercício profissional no sentido de atuação pedagógica junto à classe trabalhadora.pt_BR
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