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http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/17379Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.contributor.advisor1 | Gaudencio, Jordânia de Araújo Souza | - |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8223011528014481 | pt_BR |
| dc.contributor.referee1 | Florêncio, Maria Amélia de Lemos | - |
| dc.contributor.referee2 | Silva, Júlio Cezar Gaudêncio da | - |
| dc.creator | Pedrosa, André Luiz do Nascimento | - |
| dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/4464011928647507 | pt_BR |
| dc.date.accessioned | 2025-12-02T13:41:27Z | - |
| dc.date.available | 2025-12-02 | - |
| dc.date.available | 2025-12-02T13:41:27Z | - |
| dc.date.issued | 2024-12-06 | - |
| dc.identifier.citation | PEDROSA, André Luiz do Nascimento. O cinema e a ciência política na escola: reflexões a partir de práticas extensionistas. 2025. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Sociais) – Instituto de Ciências Sociais, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2025. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/17379 | - |
| dc.description.abstract | This paper presents a reflection on a university extension experience that used cinema as a didactic resource to work on Political Science concepts with high school students from a public school in Maceió/AL. For this purpose, the short film “O fim do recreio” (The end of recess) was chosen, which deals with the proposal to end school recess, considered a right of children and a space for artistic and cultural manifestation. The film also criticizes conservative politics and the culture industry, which try to control and standardize young people's behaviour. Through the screening and discussion of the film, mediated by the extension workers, the aim was to promote reflection on the role of cinema as a form of representation and construction of social reality, which can stimulate critical thinking and the political participation of viewers. In this way, cinema is seen as historical mediation and a possibility for knowledge. The work also describes the activities carried out in the schools, highlighting the interest, curiosity and involvement of the students in the subject, who expressed their own experiences and opinions. The work also presents a critical reflection on the functions that cinema fulfills in society, as well as its use as a powerful pedagogical tool that can stimulate students' interest, criticality and creativity, as well as making it possible to connect the theory and practice of the Social Sciences, specifically Political Science. This work is the result of the experience with the Political Science Extension course at the Federal University of Alagoas and, above all, reflects on the difficulties, challenges and contributions of extension practice to the training of students and the rapprochement between university and school. | pt_BR |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal de Alagoas | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Curso de Ciências Sociais - Licenciatura | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFAL | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.subject | Cinema | pt_BR |
| dc.subject | Ciência política | pt_BR |
| dc.subject | Práticas pedagógicas | pt_BR |
| dc.subject | Ciências sociais | pt_BR |
| dc.subject | Political science | pt_BR |
| dc.subject | Teaching tool | pt_BR |
| dc.subject | Extension | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA | pt_BR |
| dc.title | O cinema e a ciência política na escola : reflexões a partir de práticas extensionistas | pt_BR |
| dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
| dc.description.resumo | O presente trabalho apresenta uma reflexão sobre uma experiência de extensão universitária que utilizou o cinema como recurso didático para trabalhar conceitos de Ciência Política com estudantes do ensino médio de uma escola pública de Maceió/AL. Para tal, foi escolhido o curta-metragem “O fim do recreio”, que trata da proposta de acabar com o intervalo escolar, considerado um direito das crianças e um espaço de manifestação artística e cultural. É possível perceber que o filme também faz uma crítica à política conservadora e à indústria cultural que tentam controlar e padronizar o comportamento dos jovens. A partir da exibição e do debate do filme, mediados pelos extensionistas, buscou-se promover uma reflexão sobre o papel do cinema como uma forma de representação e construção da realidade social, que pode causar o estímulo ao pensamento crítico e a participação política dos espectadores. Assim, o cinema é visto como uma mediação histórica e uma possibilidade de conhecimento. Além disso, o trabalho descreve as atividades realizadas nas escolas destacando o interesse, a curiosidade e o envolvimento dos alunos com o tema, que expressaram suas próprias vivências e opiniões. O trabalho também apresenta uma reflexão crítica sobre as funções que o cinema cumpre na sociedade bem como sua utilização como uma ferramenta pedagógica poderosa que pode estimular o interesse, a criticidade e a criatividade dos estudantes, além de possibilitar a conexão entre a teoria e a prática das Ciências Sociais, aqui em específico, da Ciência Política. Esse trabalho é fruto da experiência com o componente curricular de Extensão em Ciência Política na Universidade Federal de Alagoas e, sobretudo, reflete sobre as dificuldades, os desafios e as contribuições da prática extensionista para a formação dos discentes e a aproximação entre a universidade e a escola. | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - CIÊNCIAS SOCIAIS - ICS | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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| O cinema e a ciência política na escola_reflexões a partir de práticas extensionistas.pdf | O cinema e a ciência política na escola: reflexões a partir de práticas extensionistas | 374.15 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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