00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICF - INSTITUTO DE CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - ICF Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - FARMÁCIA - ICF
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/17365
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Parasitos intestinais entre escolares de instituição circunvizinha à Universidade Federal de Alagoas
Título(s) alternativo(s): Parásitos intestinales entre estudiantes de una institución cercana a la Universidad Federal de Alagoas
Autor(es): Silva, José Alisson da
Primeiro Orientador: Calheiros, Cláudia Maria Lins
metadata.dc.contributor.referee1: Porto, Wagnner José Nascimento
metadata.dc.contributor.referee2: Damasceno, Flávia Silva
Resumo: As parasitoses intestinais em indivíduos em idade escolar ainda constituem importante problema de Saúde Pública nos dias atuais. Um estudo transversal foi conduzido para investigar a presença de enteroparasitos, por meio da coleta de material biológico (fezes), de alunos com idades entre 7 e 15 anos, da Escola Municipal Hévia Valéria Maia Amorim, localizada na região circunvizinha ao Campus A. C. Simões da Universidade Federal de Alagoas, parte alta de Maceió - Alagoas. O procedimento laboratorial adotado foi a técnica coproparasitológica qualitativa de Lutz (1919), também conhecido como HPJ (1934), no laboratório de Parasitologia e Patologia (ICBS/UFAL). Em 72 amostras de fezes analisadas, foi encontrado a presença de 38,8% de exames positivos, com grande diversidade de espécies parasitárias encontradas. Os resultados obtidos indicam uma prevalência de positivos semelhante às encontradas na literatura, nos estudos sobre enteroparasitoses em ambientes escolares, nas diversas cidades brasileiras. Concomitantemente aos exames das fezes, foram realizadas atividades de sensibilização em educação e saúde aos escolares, como palestras e aulas práticas para visualização de parasitos. Apesar das atividades de sensibilização serem reconhecidas como eficazes, há uma histórica negligência do poder público em implementar programas efetivos de saneamento, principalmente nas periferias das cidades, como é o caso da parte alta de Maceió, onde se localiza a instituição de ensino, objeto do estudo. Também há escassez de programas de sensibilização em educação e saúde permanente na escola. Esses resultados ressaltam a importância de ações integradas para lidar com questões de saúde parasitária nas comunidades. A educação em saúde emerge como ferramenta essencial, capacitando comunidades a adotar práticas higiênicas e promovendo ambientes mais saudáveis, melhorando a qualidade de vida.
Abstract: Las parasitosis intestinales en individuos en edad escolar aún constituyen un importante problema de Salud Pública en la actualidad. Se llevó a cabo un estudio transversal para investigar la presencia de enteroparásitos, mediante la recolección de material biológico (heces), de alumnos de 7 a 15 años de la Escuela Municipal Hévia Valéria Maia Amorim, ubicada en la zona circundante al Campus A. C. Simões de la Universidad Federal de Alagoas, en la parte alta de Maceió - Alagoas. El procedimiento de laboratorio adoptado fue la técnica coproparasitológica cualitativa de Lutz (1919), también conocida como HPJ (1934), en el laboratorio de Parasitología y Patología (ICBS/UFAL). En las 72 muestras de heces analizadas, se encontró la presencia del 38,8% de resultados positivos, con una gran diversidad de especies parasitarias identificadas. Los resultados obtenidos indican una prevalencia de positivos similar a la encontrada en la literatura en estudios sobre enteroparasitosis en entornos escolares, en diversas ciudades brasileñas. Simultáneamente a los exámenes de heces, se llevaron a cabo actividades de sensibilización en educación y salud para los escolares, como charlas y clases prácticas para la visualización de parásitos. A pesar de que se reconoce que las actividades de sensibilización son eficaces, hay una histórica negligencia por parte del poder público en la implementación de programas efectivos de saneamiento, especialmente en las periferias de las ciudades, como es el caso de la parte alta de Maceió, donde se encuentra la institución educativa objeto del estudio. También hay escasez de programas permanentes de sensibilización en educación y salud en la escuela. Estos resultados destacan la importancia de acciones integradas para abordar cuestiones de salud parasitaria en las comunidades. La educación en salud surge como una herramienta esencial, capacitando a las comunidades para adoptar prácticas higiénicas y promover entornos más saludables, mejorando la calidad de vida.
Palavras-chave: Parasitologia
Enteropatias
Educação em saúde
Saneamento básico
Parasitos
Parasitologia
Enteroparasitosis
Educación en salud
Saneamiento básico
Parásitos
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FARMACIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Fármacia - Bacharelado
Citação: SILVA, José Alisson da. Parasitos intestinais entre escolares de instituição circunvizinha à Universidade Federal de Alagoas. 2025. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Farmácia) – Instituto de Ciências Farmacêuticas, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/17365
Data do documento: 24-out-2023
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - FARMÁCIA - ICF

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Parasitos intestinais entre escolares de instituição circunvizinha à Universidade Federal de Alagoas.pdfParasitos intestinais entre escolares de instituição circunvizinha à Universidade Federal de Alagoas996.7 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.