00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICHCA - INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS, COMUNICAÇÃO E ARTES TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - ICHCA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - HISTÓRIA - ICHCA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/17350
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Macedo, Michelle Reis de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9864655486093379pt_BR
dc.contributor.referee1Maciel, Osvaldo Batista Acioly-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9529634717031458pt_BR
dc.creatorSilva, Edlane Andressa Gomes da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7296672955522278pt_BR
dc.date.accessioned2025-11-28T15:03:52Z-
dc.date.available2025-11-28-
dc.date.available2025-11-28T15:03:52Z-
dc.date.issued2025-02-18-
dc.identifier.citationSILVA, Edlane Andressa Gomes da. Limites e possibilidades do ensino de história via ensino remoto: uma análise a partir do Programa Residência Pedagógica em Maceió-AL (2018-2021). 2025. 92-105 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) – Instituto de Ciências Humanas Comunicação e Artes, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2025. Trabalho publicado como capítulo 7 no livro Educação em foco: diálogos e perspectivas. Mato Grosso do Sul: Inovar, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/17350-
dc.description.abstractIn the second half of the 21st century, the world was devastated by a pandemic, Sars-Cov-2, resulting in numerous economic and social sanctions to maintain the situation and contain the damage caused by the moment. In order to understand where these damages spread, the possibilities of teaching, on the remote modality, of ‘teaching history’ arising from this scenario are glimpsed. To compose an analysis of these problems that surround the teaching-learning process in the classroom, questionnaires were composed within the Pedagogical Residency Program - which deal with the concerns of the historical class - that evidence the problems that the classroom environment is existing. through the medium of technology. The difficulties in dealing with a class without objective ‘face-to-face’ and, therefore, the relationship between the active agents are reinforced by the low adherence of students to the program proposed by the lesson plan presented by the teacher and the resident students. In these terms, the present work proposes a glimpse of the apparent problems, of the methodological hypotheses to deal with the prerogatives of the environments and of the actors active in the same environment in the process of learning and teaching - even with all the effort to make the moment possible.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de História - Licenciaturapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino-Aprendizagempt_BR
dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
dc.subjectPandemia - Covid-19pt_BR
dc.subjectEnsino remotopt_BR
dc.subjectTeaching-Learningpt_BR
dc.subjectHistory Teachingpt_BR
dc.subjectPandemic - Covid-19pt_BR
dc.subjectRemote learningpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
dc.titleLimites e possibilidades do ensino de História via ensino remoto: uma análise a partir do Programa Residência Pedagógica em Maceió-AL (2018-2021)pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoNa segunda metade do século XXI o mundo fora assolado por uma pandemia, Sars-Cov-2, resultando em inúmeras sanções econômicas e sociais para manutenção da situação e conter os estragos provocados pelo momento. Para compreender onde esses estragos se propagam, vislumbram-se as possibilidades do ensino, sobre a modalidade remota, de ‘ensinar história’ advindo desse panorama. Para compor uma análise dessas problemáticas que circundam o processo de ensino-aprendizagem na sala de aula, foram compostos dentro do Programa de Residência Pedagógica – que versam sobre as preocupações da aula histórica – questionários que evidencie os problemas de que o ambiente de aula esteja existindo em virtude do intermédio da tecnologia. As dificuldades em tratar de uma aula sem a ‘presencialidade’ objetiva e, portanto, da relação entres os agentes ativos são reforçadas pela baixa adesão dos alunos ao programa proposto pelo plano de aula apresentado pelo professor e pelos alunos residentes. Nesses termos, o presente trabalho se propõe o vislumbre dos problemas aparentes, das hipóteses metodológicas para lidar com as prerrogativas dos ambientes e dos atores ativos no mesmo ambiente nos processos de aprender e de ensinar – mesmo com todo o esforço para que o momento fosse possível.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - HISTÓRIA - ICHCA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Limites e possibilidades do ensino de história via ensino remoto_uma análise a partir do Programa Residência Pedagógica em Maceió-AL (2018-2021).pdfLimites e possibilidades do ensino de história via ensino remoto: uma análise a partir do Programa Residência Pedagógica em Maceió-AL (2018-2021)942.16 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.