00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IGDEMA - INSTITUTO DE GEOGRAFIA, DESENVOLVIMENTO E MEIO AMBIENTE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IGDEMA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - GEOGRAFIA - IGDEMA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/17344
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Silva, Simone Affonso da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4195346473335405pt_BR
dc.contributor.referee1Pinto, Kinsey Santos-
dc.contributor.referee2Santos, Maria Francineila Pinheiro dos-
dc.creatorPaz, Juliana dos Santos da-
dc.date.accessioned2025-11-27T17:51:50Z-
dc.date.available2025-11-27-
dc.date.available2025-11-27T17:51:50Z-
dc.date.issued2024-11-19-
dc.identifier.citationPAZ, Juliana dos Santos da. A linguagem da música como instrumento didático-pedagógico para abordagem da cultura afro-brasileira no ensino de geografia. 2025. 84 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) – Instituto de Geografia, Desenvolvimento e Meio Ambiente, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/17344-
dc.description.abstractThis paper analyzes the language of music as a didactic-pedagogical instrument in the teaching of Afro-Brazilian culture in Geography classes in elementary school, with the general objective of promoting the recognition of its importance in didactic strategies. Furthermore, we seek to investigate the use of different languages in the teaching-learning process of the multiculturalist curriculum and its application in Geography classes, identify the different musical genres and instruments that make up Afro-Brazilian culture and discuss their importance in the teaching of Geography, in addition to presenting methodological possibilities for approaching Afro-Brazilian culture through the language of music within the discipline of Geography. The research is based on the following problem: How can the use of the language of music contribute to the teaching of Afro-Brazilian culture in Geography classes in elementary school? It is expected that the work in question can help in the understanding of the different ways in which the theme of Afro-Brazilian culture can be approached, in addition to proposing possibilities for its application within the classroom in line with the discipline of Geography. To this end, the action research method was used, in a qualitative approach, with among the procedures carried out the documentary and bibliographic survey, in which theories and debates pertinent to the theme were identified, as well as the elaboration and application of a didactic sequence in the classroom.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Geografia - Licenciaturapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGeografia – Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectCurrículos - Multiculturalismopt_BR
dc.subjectCultura afro-brasileira – Métodos de ensinopt_BR
dc.subjectEnsino – Meio auxiliarespt_BR
dc.subjectMúsica no ensino de geografiapt_BR
dc.subjectMúsica nas escolaspt_BR
dc.subjectSchool Geographypt_BR
dc.subjectMulticulturalist curriculumpt_BR
dc.subjectTeaching methodspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIApt_BR
dc.titleA linguagem da música como instrumento didático-pedagógico para abordagem da cultura afro-brasileira no ensino de geografiapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoEste trabalho analisa a linguagem da música como instrumento didático-pedagógico no ensino da cultura Afro-brasileira nas aulas de Geografia do ensino básico, tendo como objetivo geral analisar o reconhecimento de sua importância nas estratégias didáticas. Ademais, buscamos investigar o uso de diferentes linguagens no processo de ensino-aprendizagem do currículo multiculturalista e sua aplicação nas aulas de Geografia, identificar os diferentes gêneros musicais e instrumentos que compõem a cultura Afro-brasileira e debater sua importância no ensino de Geografia, além de apresentar possibilidades metodológicas de abordagem da cultura Afro-brasileira através da linguagem da música dentro da disciplina de Geografia. A pesquisa se baseia no seguinte problema: Como o uso da linguagem da música pode contribuir para o ensino da cultura Afro-brasileira nas aulas de Geografia no ensino básico? Espera-se que o trabalho em questão possa auxiliar na compreensão dos diferentes modos em que a temática da cultura Afro-brasileira pode ser abordada, além de propor possibilidades para sua aplicação dentro da sala de aula em consonância com a disciplina de Geografia. Para tanto, foi utilizado o método de pesquisa-ação, numa abordagem qualitativa, possuindo entre os procedimentos realizados o levantamento documental e bibliográfico, no qual foram identificados teorias e debates pertinentes ao tema, bem como a elaboração e aplicação de uma sequência didática em sala de aula.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - GEOGRAFIA - IGDEMA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A linguagem da música como instrumento didático-pedagógico para abordagem da cultura afro-brasileira no ensino de geografia.pdfA linguagem da música como instrumento didático-pedagógico para abordagem da cultura afro-brasileira no ensino de geografia17.86 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.